12/12/2016

Casa modelo do Minha Casa Minha Vida em Holambra segue abandonada

Imóvel foi construído em terreno no Imigrantes onde as casas populares seriam implantadas

 

Texto: Leonardo Saimon/ Fotos: Diego Faria

interna-1-1481305544

A casa modelo do Minha Casa Minha Vida construída no bairro Imigrantes apenas serviu para onerar os cofres públicos de Holambra. Sem serventia alguma, o imóvel segue abandonado uma vez que não há previsões de implantação do projeto no município. Tomada por mato no meio de um terreno vazio, a casa que deveria ser o ‘ponta pé inicial’ das obras, deteriora. Entre 2014 a 2015, cerca de três projetos referentes ao programa foram apresentados em sessão na Câmara dos Vereadores. Segundo moradores, a casa foi fechada após um morador de rua invadir o local.

O projeto habitacional previa a construção de 200 casas para moradores com renda mensal de zero a três salários mínimos – Faixa 1. Os lotes residenciais para esta faixa, por exemplo, era de, no mínimo, 126 m², com testada mínima de 7 m² enquanto que para os terrenos na Faixa 2 do programa – pessoas com renda entre três a seis salários – seriam de 140 m², com testada também de 7 m ². As casas, tal como foi construído o imóvel modelo no Imigrantes, contariam com dois quartos, sala e cozinha conjugadas, área de serviço e banheiro.  (Clique aqui e confira o projeto na íntegra).

interna-2-1481305546

interna-4-1481305550

Há dois anos, cerca de 1800 se cadastraram no programa, segundo consta no documento do Conselho Municipal de Holambra de 2014. Segundo o vereador Pernambuco (PSD), a casa construída no Imigrantes custou cerca de R$ 120 mil. Na época em que o assunto foi debatido, o parlamentar chegou a dizer em tribuna que o programa não sairia. “Se esse projeto sair eu não me lanço como candidato na próxima eleição”, disse.  De acordo com publicação divulgada no site da prefeitura em 2014, uma série de outras obras também seriam construídas nos loteamentos. “Mais do que somente uma moradia, nossa proposta de habitação conta com toda a infraestrutura necessária para atender aos moradores, como creche, escola, posto de saúde e segurança. É um projeto completo. ”

Em entrevista concedida ao Portal Holambrense em setembro deste ano, Dr. Fernando comentou sobre a situação dos terrenos no Imigrantes. “Não conseguimos muitas terras que estávamos trabalhando, até que encontramos algumas no Imigrantes, conversamos com seus donos, a Caixa já estava a par, mas na hora que foi para registro no cartório, a certidão vintenária, que pega a vida dos donos desde vinte anos atrás, constatou-se que um dos donos lá atrás tinha problemas com dívida, e com isso não pudemos liberar a área. Hoje este problema está solucionado”, disse o prefeito.

A Prefeitura de Holambra foi questionada sobre que tipo de projetos devem ser feitos na área e como o dinheiro investido na casa deve ressarcido aos cofres públicos, mas até o fechamento desta reportagem a nossa equipe não obteve retorno.

interna-5-1481305553

interna-3-1481305548


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.