24/05/2019

Voluntários protegem a natureza em Holambra

Amigos da Cachoeira atuam há três anos em mata localizada na Fazenda Atlas

Da redação

A Mata da Cachoeira, localizada na Fazenda Atlas, em Holambra, é um local que conta com tudo o que uma pessoa precisa para ter uma boa experiência junto a natureza. O som da cachoeira, pássaros cantando e ar puro fazem parte do pacote. No entanto, o local que já foi amplamente visitado décadas atrás pelos moradores, acabou ficando abandonado e as visitas cessaram.

É aí que surge um grupo de pessoas que resolvem reunir forças a fim de salvar a cachoeira e toda a vegetação do entorno. A área tem mais de 10 hectares e conta com diversas espécies de árvores, insetos e pássaros. “Começamos esse trabalho há três anos e nosso objetivo é concluí-lo em dez, ou seja, temos mais sete anos para trabalhar aqui e transformar esse local”, conta Chico Schoenmaker, coordenador do grupo, denominado Amigos da Cachoeira.

O grupo é composto atualmente por 12 pessoas que atuam diretamente no local, além de diversos apoiadores que contribuem na compra de materiais, ferramentas e, também, combustível. “Já fizemos muitas coisas por aqui, temos trilhas abertas que facilitam a visitação das pessoas. Além disso, já existe o Bosque Sagrada dos Jatobás e o Cantinho das Abelhas está sendo desenvolvido, que será um espaço com plantas que atraem esses insetos”, explica Schoenmaker.

O ponto de maior atenção dos Amigos da Cachoeira é a grande quantidade de cipós que cresceram no lugar. Segundo Schoenmaker, isso prejudica bastante a estabilidade. “Quase não entrava mais luz no meio da mata devido a esse número grande desses cipós. Com isso, sem luz, a vida vai morrendo, temos tirado o excesso desses vegetais e isso já está fazendo diferença. Agora, a mata está ficando mais saudável”, ressalta o coordenador.

Além do trabalho feito com a mata, o grupo já conseguiu diversas melhorias nas águas que passam pela cachoeira. “Antes era jogado esgoto aqui e conseguimos praticamente acabar com isso. No entanto, ainda é despejado coisas aqui que estamos trabalhando para eliminar, como água pluvial, por exemplo”, pontua.

O Portal Holambrense foi visitar e conhecer as atividades dos Amigos da Cachoeira. Confira o vídeo abaixo:

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.