17/02/2021

Vigilância Sanitária e agentes comunitários recebem treinamento de prevenção e controle de escorpiões

Agentes receberam orientações sobre locais propícios à proliferação do animal, busca, captura e manejo

Da redação

A Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde realizou, em Holambra, um treinamento sobre prevenção e controle de escorpiões. Agentes comunitários e da vigilância sanitária participaram de palestra e atividade externa prática, com orientações sobre locais propícios à proliferação do animal, busca, captura e manejo.

O objetivo é desenvolver um trabalho contínuo de orientação aos moradores, incluindo a confecção de folders educativos, para evitar práticas que favoreçam o surgimento e reprodução do animal, como o acúmulo de materiais que possam servir de abrigo. Além disso, monitorar as ocorrências, capturando e classificando os escorpiões, gerando estatísticas para integrar a base de dados estadual.

Para o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, é importante que a população fique atenta. “As ocorrências com escorpiões aumentaram muito em todo interior de São Paulo. É preciso que as pessoas mantenham os ambientes limpos e organizados. Prevenir é sempre a melhor estratégia”, ressaltou.

A Vigilância Sanitária recomenda que a população evite deixar lixo, entulho, pedaços de madeira e restos de obras em quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências. Em caso de aparecimento de escorpiões, recomenda-se contato imediato com a Vigilância pelo telefone (19) 3802-2744.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.