24/04/2016

VÍDEO: Comemoração do Dia do Rei reúne 1,5 mil pessoas em Holambra

Atividades foram concentradas no Moinho dos Povos Unidos.

A comemoração do Dia do Rei de Holambra reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no Moinho Povos Unidos na manhã deste domingo (24), segundo dados da Guarda Civil Municipal. A data que comemora o aniversário do rei Guilherme Alexandre, da Holanda, foi festejada com a tradicional corrida do rei, bolo e apresentações de música e danças. Uma estátua em homenagem a Petrus Schoenmaker, o Piet, também foi inaugurada junto da primeira etapa de remodelação da Alameda Maurício de Nassau. Para prefeito, manter a festa demonstra respeito às raízes holandesas.

Assista a reportagem completa:

Entre as autoridades estiveram presentes o cônsul geral da Holanda; prefeito Fernando Fiori de Godoy; primeira dama Diva de Souza Godoy; vice prefeita Naiara Regitano Hendrikx; presidente da Câmara dos Vereadores Petrus Weel; deputado Chico Sardelli; secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Beto Tricoli; Piet (Petrus Schoenmaker), e empresário, benfeitor da Fanfarra Amigos de Holambra Albertus van Dijk.

IMG_0728

Festa

Para comemorar a data, as atividades do dia começaram às 8 horas com a largada da Corrida do Rei. Os participantes percorreram percursos de cinco e dez quilômetros e foram categorizados em masculino e feminino, caminhada e corrida.

No três primeiros lugares da categoria dez quilômetros feminino, moradora de holambra, receberam troféus Roberta Luque, Sebastiana Claudida Olops e Silvia Frade de Andrade por completarem o percursos nos tempos 50mn26, 53mn32 e 53mn40, respectivamente. Na categoria dez quilômetros feminino, geral, venceram Cleonice Correia (44mn16), Rosa de Moraes Pires (45mn35) e Rosana Correia (46mn17).

No masculino, os dez quilômetros categoria morador de Holambra os troféus foram para Gustavo de Angeli Ferreira (40mn42), Robervan Magalhães dos Santos (41mn58) e Aparecido Lopes da Silva Lima (46mn42). Na categoria dez quilômetros geral venceram Marcos Ivon de Souza (33mn41), Mauricio Antonio Petraquim (36mn34) e Rulian Rosa (37mn29).

DSC_0349

Vencedor dos cinco quilômetros masculino geral, Diego Malagon.

Também receberam troféus os melhores colocados na corrida de cinco quilômetros masculino e feminino morador e não morador de Holambra, caminhada masculino e feminino, e portadores de necessidades especiais, que este ano teve cinco corredores. Nessa modalidade foram premiados Eduardo Borges, deficiente auditivo, que concluiu a prova em 25mn16; Ezequiel Batista Cordeiro (27mn35) e Emerson Aparecido Menezes (29mn51).

Para o secretário de Turismo de SP Beto Tricoli, manter a festa é uma forma de manter as raízes da cidade e fomentar a economia local em uma “época de crise”. “Fica claro como esta é uma comunidade feliz. O melhor lugar para visitar é onde as pessoas gostam de estar. Quando você vê uma comunidade com uma festa que honra o lugar de onde vem sua cultura, você convida outras comunidades para vir”, destacou.

Durante a solenidade da festa, o prefeito Godoy ainda fez a entrega da primeira etapa da revitalização da Alameda Maurício de Nassau e entregou a Piti uma placa simbólica homenageando-o pelas atividades desempenhadas na cidade. “Piti é a cara da cidade. Do sorriso, do receber e acolher o turista”, destacou. Uma estátua de Piti também foi inaugurada. A peça está próxima ao Moinho Povos Unidos, na entrada de Holambra.

Após as apresentações da músicas, um bolo em comemoração ao aniversário do rei foi servido com café.

IMG_0752

IMG_0758

Dia do Rei

O Dia do Rei é uma festa holandesa em que é comemorado o aniversário do rei. Na ocasião há festas, mercado de pulgas e a própria visita do rei às cidades. Neste ano, a data cai no dia 27 de abril, dia de nascimento do rei Guilherme Alexandre.

Originalmente era se comemorado o Dia da Princesa, em 31 de agosto, aniversário de Guilhermina Helena Paulina Maria (1880-1962). A festa envolvia muitos jogos infantis e ruas decoradas. Quando Guilhermina se tornou a nova rainha da Holanda após a morte de seu pai, o nome da comemoração mudou para Dia da Rainha.

Juliana Luísa Ema Maria Guilhermina (1909-2004), filha e sucessora de Guilhermina, comemorou o Dia da Rainha em 30 de abril com uma procissão no Soestdijk. Beatriz Guilhermina Armgard (1938) também comemorou o Dia da Rainha em 30 de abril (seu aniversário é em janeiro), mas, diferentemente da mãe, ela levou toda a família e viajou pelo país para visitar vários municípios. O rei Guilherme Alexandre seguiu essa tradição. Ele nasceu em 27 de abril, e este se tornou o Dia do Rei oficial em 2014.

A cor laranja foi adotada para a comemoração já que a dinastia real holandesa é denominada Casa de Oranje (remetendo a cor laranja). Como resultado, essa se tornou a cor nacional da Holanda. No Dia do Rei, as pessoas usam roupas laranja e até mesmo perucas ou maquiagem da mesma cor.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.