14/03/2018

Vereadora propõe censo para contar número de cães e gatos em Holambra

Indicação foi feita na última sessão da Câmara

Da redação 

Um assunto chamou atenção durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Holambra. A indicação nº044/2018, de autoria da vereadora Jacinta Heijden (PSDB), pede para que a Prefeitura, por meio do departamento de Vigilância Sanitária, implemente a realização de um censo canino e felino. O objetivo seria levantar o número exato de cães e gatos no município.

De acordo com o documento elaborado pela legisladora, o mapeamento deve ser feito nas casas em todos os bairros, incluindo as propriedades rurais, buscando registrar o maior número de informações possíveis sobre os animais.

Jacinta (PSDB) ainda explica na indicação que tal censo se faz necessário para, assim, se obter um quadro da realidade da população de animais domésticos existentes em Holambra. Segundo ela, uma tentativa de se contabilizar o número de cães e gatos no município foi iniciada no bairro Imigrantes há cerca de quatro anos, porém, não houve continuidade.

“Hoje, se qualquer um for perguntar ao órgão responsável qual a quantidade de cães e gatos do município, ninguém vai saber falar. Por causa disso, qualquer campanha que possa ser realizada no município sofrerá dificuldades por conta disso”, afirma a legisladora.

O levantamento, ainda nas palavras de Jacinta (PSDB), traria um diagnóstico completo não apenas da quantidade desses animais, mas também suas condições. “Descobrir se eles estão castrados, vacinados, etc. Inclusive, penso que poderia ser realizado um processo de implantação de chips nestes animais, evitando o abandono frequente que vemos todos os dias”.

“As pessoas adotam e, devido ao trabalho para cuidar dos mesmos, abandonam. Não temos um centro de zoonoses e nem um canil municipal, então ficaria muito mais fácil, com o censo, identificar quem abandona estes animais”, completa a vereadora.

Outra indicação feita por Jacinta (PSDB) na plenária dessa segunda-feira (11) também coloca em pauta os animais. O documento indica a parceria com o curso de veterinária da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) para serem realizadas campanhas de castração e de vacinação nos animais do município holambrense.

Segundo o documento (indicação nº 046/2018), os procedimentos podem ser realizados pelos estagiários e estudantes da universidade. Tanto as castrações como as vacinações seriam gratuitas à população. A medida, de acordo com a psdbista, seria uma prática saudável e preventiva no sentido de conter o aumento da população destes animais, em especial, aqueles abandonados em vias públicas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.