27/01/2017

Vacinas contra HPV estão disponíveis na Policlínica de Holambra

Meninos de 12 e 13 anos devem tomar a vacina

Da redação

Meninos de 12 e 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV na Policlínica Municipal de Holambra. A inclusão desse grupo no calendário de imunização, anunciada pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado, entrou em vigor este mês. O Brasil é o sétimo país a incluir crianças do sexo masculino em ações preventivas de combate à doença. Trinta e cinco meninos holambrenses já tomaram a vacina, aponta o Departamento de Saúde do município.

hpv-meninos-1485541844

De acordo com estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos, a inclusão desse grupo contribui para a diminuição de casos de câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a redução da circulação do vírus na população. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao HPV.

Entre as nações que ampliaram a vacinação para indivíduos do sexo masculino estão os Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. A inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A faixa etária dos rapazes que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para garotos de 9 a 13 anos.

Mudança também para mulheres

Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens infectados pelo HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.