08/04/2016

Vacinas contra H1N1 não serão antecipadas para Holambra

Antecipação será só na capital e grande São Paulo. Vereadores cobraram medidas.

Da redação

A campanha de vacinação contra gripe que também previne contra o vírus Influenza A H1N1 deve começar em Holambra apenas no dia 30 deste mês, segundo a Secretaria do Estado da Saúde. A antecipação anunciada dias atrás deve ser apenas para a capital e grande São Paulo, com prioridade ao grupo de risco. Em Holambra, duas mortes suspeitas foram registrados nos últimos dez dias e vereadores cobraram medidas do Executivo. Segundo eles é preciso mais ações para ameninar possíveis casos.

policlínica2

No início da semana o prefeito Fernando Godoy se encontrou com o governado Geraldo Alckmin e divulgou nas redes sociais que ele teria prometido a distribuição das vacinas até o final desta semana. Diz a publicação: “Hoje, em Campinas, ao lado do prefeito de Artur Nogueira, Celso Capato, reforcei o pedido ao governador Geraldo Alckmin para que a Secretaria Estadual de Saúde adiante o repasse das vacinas que combatem o vírus da gripe H1N1, que estavam previstas para chegar somente no final do mês de abril”. E encerra com o anúncio: “O governador nos garantiu que as vacinas irão chegar aos nossos municípios até o final da próxima semana.”

Porém a assessoria da Secretaria da Saúde do Estado informou ao Portal Holambrense que a vacinação será adiantada apenas na capital e grande São Paulo e que para as demais cidades do estado e outros públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários dos sistema prisional e a população privada de liberdade) a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril.

As vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde são voltadas para o público vulnerável que incluem crianças até cinco anos, idosos, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), indígenas, profissionais de saúde, pessoas privadas de liberdade e com morbidade.

As doses contra a gripe distribuída na rede pública são produzidas pelo Instituto Butantan, unidade ligada à pasta, por meio de um processo de transferência de tecnologia.

Sessão

Devido aos recentes casos suspeitos na cidade, o assunto foi pautado na última sessão da Câmara pelos vereadores Aparecido Lopes (Cido Urso-SD) e Eduardo da Silva (Pernambuco-PSD).

Pernambuco destacou que uma das principais medidas a serem adotadas é a antecipação da liberação da vacina em quantidades que atendam toda população, não apenas ao grupo de risco (crianças até cinco anos, idosos, pacientes com doenças crônicas e profissionais da saúde).

A fala foi compartilhada por Cido Urso, que além das vacinas citou a necessidade da presença ininterrupta de técnico em raio-X na policlínica. Segundo ele, apesar dos referidos técnicos cumprirem plantão à distância, sendo chamados em casos graves, a presença constante de um técnico seria fundamental para auxiliar na análise da situação pulmonar de pacientes com suspeitas da doença.

Holambra registra segunda morte por suspeita de H1N1

Diretor da Vigilância de Holambra fala sobre H1N1 e diz que momento não pede pânico


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.