19/08/2018

Turnê da Fanfarra ‘Amigos de Holambra’ vai virar documentário

Grupo passou 12 dias se apresentando na Holanda

Da redação 

Dizem que o que é bom dura pouco. A viagem da Fanfarra Amigos de Holambra, então, deve ter passado como um piscar de olhos. Foram 12 dias em terras holandesas, onde o grupo se apresentou em diversas cidades dos Países Baixos, participando do carnaval local e levando a música holambrense aos mais diversos públicos do país europeu. Bom, pode ter passado rápido, mas a boa notícia é que a jornada será eternizada pela jornalista Amanda Sisti, que acompanhou os músicos e vai produzir um documentário relatando todo o processo da epopeia.

Amanda acompanhou cada etapa da viagem, ainda no planejamento feito aqui no Brasil. Desde os bingos, rifas, a venda de flores feita para arrecadar fundos e também reuniões. Mais do que relatar uma viagem, o documentário vai mostrar a preparação e união de dezenas de pessoas em prol de um mesmo objetivo: o retorno da Fanfarra Amigos de Holambra à terra dos imigrantes, que há 70 anos vieram para Holambra construir a história do município.

O convite para participar da viagem partiu de Catharine e Mario Sitta, responsáveis pela fanfarra, no início desse ano. “O Sitta me ligou na Prefeitura e eu de cara aceitei e comecei a pesquisar e me organizar”, conta a jornalista. A ideia, porém, é uma continuidade do trabalho feito pelo chefe de Amanda e diretor de Comunicação e Tecnologia da Informação de Holambra, Ariel Cahen. “Ele acompanhou a turnê de 2015 e lançou um belíssimo material (documentário: Os Novos Amigos da Holanda). Inspirada no trabalho dele, decidi encarar o desafio. Após as filmagens, o material agora está em produção e espero que fique tão bom quanto o anterior”, explica.

Sobre a viagem em si, Amanda relembra com alegria cada experiência vivida. “Essa foi a minha primeira viagem para a Europa e espero que apenas a primeira de muitas. Só tenho a agradecer a Catharine e ao Sitta pela confiança e oportunidade, aos Fanfarreiros pela amizade, pais e a todos os organizadores, patrocinadores e apoiadores dessa causa que vai ficar pra sempre na minha memória”.

A jovem ainda destaca o clima de união durante os dias vividos na Holanda. “Foi incrível. Se eu pudesse descrever a viagem em uma palavra, essa palavra certamente seria “cooperativismo”. Só vendo de perto para saber o que existe por trás deste grupo que há 17 anos vem alegrando pessoas por onde passa. É uma turma unida, que sabe a hora da brincadeira e a hora do trabalho e, principalmente, que sabe dividir, qualidade essa difícil nos dias de hoje”, finaliza.

O documentário será lançado no restaurante Amsterdam, no recinto da Expoflora, às 19h30 do dia 29 de agosto.

Amanda Sisti 

Este será o segundo documentário da jornalista Amanda Sisti em menos de um ano. Em 2017 ela lançou o “Caminho das Flores”, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo). O filme descreve todo o percurso da flor, do trabalhado rural ao comércio. O vídeo já atingiu a marca de 16 mil visualizações no Facebook e você pode assistir clicando aqui.
……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.