29/07/2016

Treinamento capacita agentes para integrar Romu em Holambra

Ronda Ostensiva Municipal passa a fazer parte do efetivo da guarda no próximo mês

IMG_1670-1469734840

Leonardo Saimon

Até o final do mês de agosto, Holambra deve contar com um novo grupo tático que fará parte do efetivo da Guarda Civil Municipal. Para isso, os agentes que passarão a integrar a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) receberam treinamento em abordagem de segurança, controle de armamento, uso progressivo da força e condicionamento físico. Após quatro dias de curso, os guardas simularam ações contra emboscadas, progressão e entrada tática como parte do aprendizado prático dos agentes em um kartódromo no perímetro rural de Holambra.

Durante a manhã desta quinta-feira (28), a equipe composta por dez guardas realizaram uma das últimas etapas do treinamento: a simulação. Na ocasião, os agentes vivenciaram ações contra emboscadas que se aplicam a qualquer ambiente de caráter urbano. A ação se passou em uma comunidade fictícia de 10 mil m², composta por 11 quadras, 36 barracos, alguns mobiliados, que representavam residências ou estabelecimentos comerciais, e manequins que simulavam crianças e moradores. Cabeamentos clandestinos e um cemitério local completavam o cenário.

IMG_1665-1469734830

IMG_1710-1469734865

“Para ter um grau de dificuldade, o policial, além de fazer a preservação dessas vidas, vai ver se este é um local adequado para que possa iniciar uma situação de resposta armada. Isso não é uma guerra, é um trabalho policial”, explica Otávio Prado, Instrutor de Armamento e Tiro. Ele também lembra que, embora Holambra seja uma cidade segura, este trabalho é de prevenção e visa possibilidades futuras. “Com o monitoramento, Holambra vai ter condições de verificar em perímetro urbano estas situações e solicitar apoio”, afirma.

Enquanto acompanhava a simulação dos agentes, o diretor de Segurança de Holambra, Claudenir Chichem, lembrou da declaração feita pelo major da PM, Ricardo Augusto de Mello Araújo, de que Holambra é um dos municípios mais seguros do país. No entanto, o diretor reforçou que esta atribuição é um resultado de um trabalho que tem sido intensificado no município. “A Romu vai reforçar a equipe de patrulhamento e dar um suporte maior ao policiamento de Holambra”.

Para o Guarda Municipal Rodrigo Almeida, o treinamento deve agregar ainda mais no desempenho dos agentes da cidade. “Eu tenho certeza que este treinamento tem sido extremamente útil e necessário para a Guarda Civil Municipal. Um treinamento como esse em uma área como essa é difícil de encontrar”, pontua.

IMG_1727-1469734878


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.