05/07/2019

Transformações no conceito de família são abordadas em livro de Direito

Ordenamento jurídico e tribunais reconhecem união estável, família formada por pessoas do mesmo sexo, família monoparental, entre outras. Confira!

Informe publicitário

O conceito de família no âmbito do Direito sofreu inúmeras transformações ao longo dos anos. Até 1988 (ano da Constituição) só a família advinda do casamento era reconhecida. Hoje o ordenamento jurídico e também os tribunais reconhecem a união estável, a família formada por pessoas do mesmo sexo, a família monoparental, entre outras. Estes são assuntos abordados no livro “Temas Relevantes de Direito de Família Volume II”, da autora Ana Silvia Marcatto Begalli, professora da UniFAJ, lançado pela editora Kiron.

“Além disso, as questões envolvendo o reconhecimento do afeto como elemento formador do vínculo de parentesco e também as técnicas de reprodução assistida trouxeram para o Direito de Família questões novas, para as quais ainda não existe legislação (como o caso da barriga de aluguel). Por isso estudar e debater o assunto é tão importante”, defende a docente, que leciona Direito Civil na UniFAJ.

O livro, que pode ser comprado no site da editora (www.editorakiron.com.br), é destinado principalmente a estudantes e operadores do direito. “Ele é fruto de pesquisas desenvolvidas na área do Direito de Família e também das discussões que proponho em sala de aula para os alunos”, comenta Ana Silvia Marcatto Begalli, que é especialista em Direito Processual Civil e Direito Constitucional pela PUC Campinas, além de ter cursado o Programa de Atualização em Ciências Jurídicas da Universidade de Buenos Aires UBA, pesquisadora do Grupo Estudos Foucaultianos e Educação (certificado pelo CNPq), mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas FDSM e doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco USF.

Vestibular Continuado

A UniFAJ está com inscrições abertas para o Vestibular Continuado. Os interessados em ingressar na instituição devem prestar o exame às terças ou quintas-feiras, às 19h30, ou aos sábados, às 9h30, no Campus 2. A inscrição e o agendamento de prova podem ser feitos pelo site www.faj.br. A IES oferta aos candidatos que já possuem um diploma universitário, 50% (20%+30%) de desconto na matrícula e em todo o curso, ou seja, é uma bolsa de 50%.

A UniFAJ oferece aos candidatos mais de 20 cursos de graduação nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias, distribuídos em cinco campi: uma clínica integrada onde ocorrem as aulas práticas dos cursos da área da saúde; Hospital-Escola Veterinário; Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias (CPAA); Campus 1 e Campus 2, que recebem os demais cursos da Instituição, além da FAAGROH, que é parceira da UniFAJ e única faculdade do Brasil com instalações abertas e aulas 100% práticas.

Todos os cursos possuem no mínimo 50% de aulas práticas desde o início, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. A instituição também é reconhecida com nota máxima (5) pelo MEC em corpo docente, infraestrutura e Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

No Centro Universitário de Jaguariúna e na FAAGROH, o aluno aprende com o novo modelo de ensino: EDUCAR, que tem por finalidade atender as necessidades de ensino da atualidade, possui parceria com o Google For Education, com objetivo de desenvolver uma educação baseada em um currículo integrado por competências e aprendizado por projetos que estão relacionados às reais necessidades do mercado.

Outro diferencial da instituição são os programas acadêmicos como o Nuca Carreira, que disponibiliza vagas de estágios em empresas renomadas somente para alunos da UniFAJ, aumentando o índice de empregabilidade dos graduandos, e também a existência de convênios com instituições privadas fornecendo bolsas com descontos de até 25% aos seus colaboradores.

Além disso, a UniFAJ possui o UniEduca, um programa estudantil que permite ao estudante pagar metade do seu curso enquanto estuda e o restante após sua formação, sem juros.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.