22/07/2020

Terceira idade canina: descubra os cuidados que se deve tomar no inverno com pets idosos

Bamboo Pet Hotel traz dicas importantíssimas para contribuir com o bem-estar de animais em idade geriátrica

Informe Publicitário

Ainda que em nosso país as condições climáticas não sejam tão extremas, agora estamos no período de inverno, estação que apresenta as temperaturas mais frias do ano. Esses meses mais frios podem ser difíceis para os nossos animaizinhos idosos (para os cães de porte grande considerar a partir de 7-8 anos). O tempo frio pode trazer certo desconforto tanto para os cães quanto para os gatos mais velhos, pois eles tendem a apresentar maior dificuldade em se manter aquecidos, além de condições patológicas relacionadas à idade, como a osteoartrite. O Bamboo Pet Hotel  vai te apresentar algumas ideias visando contribuir com o bem-estar do paciente geriátrico neste período. Confira!

Mantenha-os aquecidos

Animais idosos precisam de uma ajudinha extra em períodos frios, pois têm maior dificuldade em manter a temperatura corporal. Os cães de pelo curto principalmente se beneficiam com o uso de roupinhas – isso vale para qualquer idade também. Mas caso o seu animal se recuse a usar roupas, concentre-se em melhorar o aquecimento do local onde ele dorme, providenciando também uma cama confortável, com cobertas que auxiliem no aquecimento. Vale ainda utilizar algo como quadrados de carpete, toalhas ou um cobertor entre a cama e o chão para ajudar a manter seu animal de estimação aconchegante, isolando o contato com o chão frio. Uma cama mais macia também ajuda no conforto do seu animal dando suporte às articulações mais debilitadas.

Faça com que eles se mexam

A menos que seu animal apresente uma condição de saúde bem debilitada obrigando-o a ficar em espaços mais confinados, os exercícios físicos regulares são indicados para a manutenção da saúde. Assim como acontece conosco, manter-se ativo nos meses mais frios, auxilia na saúde das articulações, evitando que fiquem mais enrijecidas e doloridas. A maioria dos cães idosos se beneficia de exercícios leves, como caminhadas regulares, que ajudam também na manutenção da massa muscular. Vale ressaltar que devemos ter o cuidado de manter o cão na coleira nos passeios para que ele fique o tempo todo seguro. Além disso, o seu cão mais idoso provavelmente não irá apresentar a energia e a resistência que costumava ter, portanto, evite exagerar. Leve-o para caminhadas mais curtas ao invés de longos percursos onde ele possa ficar cansado ​e se machucar.

Leve-os para um check-up

Para os pacientes geriátricos, recomendam-se check-ups a cada seis meses, pois as condições de saúde limitadas são mais comuns em animais mais idosos e podem se deteriorar mais rapidamente do que nos mais jovens. Se você observar que o seu animal está mais quietinho, evitando se movimentar, leve-o ao veterinário para que ele possa avaliar as  condições de saúde e se houve alguma piora de uma condição clínica, como a artrite. Seu veterinário também pode recomendar uma dieta especializada que incorpore nutracêuticos como a glucosamina e a condroitina, que auxiliam na lubrificação e manutenção das articulações.

Introduza a hidroterapia na rotina do seu animal idoso

O exercício realizado dentro da água é uma ótima maneira de exercitar seu animal mais idoso no inverno (ou a qualquer momento). Dentro da água, há uma menor sobrecarga sobre as articulações, favorecendo o ganho e/ou manutenção da massa muscular e reduzindo o risco de lesões. A água aquecida em temperatura terapêutica (variando entre 30 até 35ºC) auxilia no estímulo da circulação arterial periférica. A hidroterapia estimula o metabolismo e o relaxamento da musculatura esquelética, resultando em modulação da dor com efeito analgésico, facilitação do alongamento, melhora da amplitude de movimento e da força muscular.

Quer saber mais sobre o Bamboo Pet Hotel? Então fique ligado no  Facebook e no Instagram da clínica e acompanhe muitas dicas preparadas com muito carinho!

Bamboo Pet Hotel: a única clínica da região a oferecer serviços diferenciados e personalizados para a necessidade do seu pet, além de hospedagem! O hotel está localizado na Rua Lúcio Nolli, 342, Chácara Santo Antônio, Santo Antônio de Posse/SP. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h. Para mais informações ligue ou mande uma mensagem para o WhatsApp (19) 97414-1003.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.