16/08/2018

Sonata – Ensino e Vivência Musical realiza Noite de Ópera em Holambra

Recital contará com participação de cantores líricos e pianistas; saiba como garantir o ingresso

Informe publicitário

Sonata – Ensino e Vivência Musical realiza no próximo domingo (19) o Recital “A Noite de Ópera”, em Holambra/SP. O evento contará com a participação de quatro cantores líricos e um pianista, sendo que um dos cantores atua na escola musical do município.

Os artistas apresentarão um repertório de árias, duetos e quartetos de óperas de diferentes compositores, países, períodos históricos, temáticas e caráteres, numa abordagem intimista, coloquial e bem-humorada, com alguns elementos cênicos. Os músicos buscam aproximar o público do gênero, destacando a ópera enquanto uma narrativa na qual, para além da exigência técnica, fazem-se presentes sentimentos e situações universais.

A apresentação está prevista para às 18h, no edifício Terra Brasilis, Rua Freesias, 94, Parque Residencial Girassóis de Holanda, Holambra/SP. Os ingressos podem ser adquiridos na escola, localizada na Av. das Tulipas, 678, ou ainda no local do evento, e custam R$ 20 e R$ 10, em casos de meia-entrada. Conheça os cantores e o pianista que estarão presentes no evento:

Ana Beatriz Machado (soprano): Bacharel em Canto Lírico pela UNICAMP, natural de Poços de Caldas/MG. Interpretou as personagens Frou-Frou (The Merry Widow), Pamina (Die Zauberflöte), Susanna (Le Nozze di Figaro), Zerlina (Don Giovanni), Miss Wordsworth (Albert Herring) e Violetta (La Traviata). Prêmios “Juri Público” e “Ópera Carmen” no XIII Concurso Brasileiro de Canto Lírico Maria Callas, com a personagem Frasquita. Solista da 9ª Sinfonia de Beethoven na Sala São Paulo, sob regência de Luciano Camargo (2015). Prêmio “Melhor Voz Feminina” no VIII Concurso Carlos Gomes Estímulo para Cantores Líricos (2015). Prêmio “Juri Público” no XV Concurso Brasileiro de Canto Lírico Maria Callas. Primeiro lugar no Concurso Canto Vinhedo (2018). Homenageada com a Medalha Carlos Gomes pela Câmara Municipal de Campinas. Integrou a Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Atualmente recebe orientação da soprano Daniella Carvalho.

Guilhermina Lopes (soprano): Bacharel em cravo e doutora em musicologia pela UNICAMP. Realizou um estágio de pesquisa PDSE-CAPES (2015-2016) na Universidade Nova de Lisboa. Estuda canto lírico sob a orientação do prof. Dr. Angelo Fernandes desde 2012, tendo também participado de aulas e masterclasses com Inácio de Nonno, Francisco Campos, Céline Imbert, Lenine Santos, Débora Almeida (Brasil), Susan Ruggiero-Mezzadri, Kathryn Hartgrove (EUA), Fernando Serafim e Tânia Valente (Portugal). Em 2016, apresentou-se com o pianista Duarte Pereira Martins no Museu da Música, em Lisboa, em um recital em homenagem ao compositor Fernando Lopes-Graça, sobre quem realizou seu doutorado. Integra o Coro Contemporâneo de Campinas.

Tareek Ali Chahin (tenor): Bacharel em canto lírico pela UNICAMP. Participou dos Festivais de Ourinhos e Poços de Caldas. Interpretou Tamino em Die Zauberflöte (Mozart) com a orquestra sinfônica de Limeira sob regência de Fernando Barreto e com a orquestra sinfônica da Unicamp sob regência de Jorge Geraldo. Interpretou Cochenille em Lês Contes D’Hoffmann (Offenbach) no 1º Festival de Ópera das Américas sob regência de Michael Borowitz. Foi solista do Oratorio de Noël (S.Saens), Paixão segundo São João (J.S Bach) e Psalm 100 (Mendelssohn) sob regência de Sergio Akira Kawamoto. Participou de Masterclasses com Sebastião Teixeira, Kathrin Hartgrove, Flavio Carvalho, Kohdo Tanaka, Susan Ruggiero, Nicolau de Figueiredo, Lenine Santos. Foi aluno de Marília Teixeira, Inácio de Nonno, Luciano Simões, Angelo Fernandes e Francisco Campos.

Volnei dos Santos (baixo-barítono): Formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP. Paralelamente, desenvolve seus estudos musicais independentes na região de Campinas. Como clarinetista, participou da Banda Carlos Gomes e da Orquestra Comunitária da UNICAMP. Como cantor coral, participou de diversos grupos como Coral Gilberto Mendes, Coral UNICAMP Ziper na Boca, Coral Ars Musicalis e Collegium Vocale Campinas. Estuda canto lírico com o professor Dr. Angelo Fernandes e, anteriormente, com o professor Dr. Inácio de Nonno. Como membro do Ópera Estúdio UNICAMP, interpretou o papel de Conde de Almaviva em Le Nozze di Figaro (regência de Cinthia Alireti), Leporello em Don Giovanni (regência de Abel Rocha) e Dulcamara em L’Elisir d’Amore (preparação cênica de Cleber Papa), todas em parceria com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Solista em concerto com a Orquestra Sinfônica de Campinas (regência de Victor Hugo Toro) em parceria com a ABAL. Integra atualmente o Coro Contemporâneo de Campinas, atuando como membro do naipe de baixos e solista.

José Francisco da Costa (pianista): Bacharel em Piano e Doutor em Música pela Unicamp. Especializado no trabalho de acompanhamento de cantores líricos. Participou como pianista de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba e do 25º ao 33º Festival de Música de Londrina, na classe de Opera Studio, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto do país. Em 2010, fez sua estreia no circuito internacional apresentando-se em Osaka-Japão, acompanhando o tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital comemorativo aos seus cinquenta anos de carreira. Pianista oficial do Concurso Estímulo para Cantores Líricos CCLA/ABAL-Campinas e diretor Artístico da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos).


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.