29/11/2018

Sicredi premia participações em programa educacional  

Atividade permitiu aos alunos uma série de expedições em diversos ambientes em Artur Nogueira e região

Foi realizada em Holambra o encerramento da etapa 2018 do Programa A União Faz a Vida, idealizado pelo Sicredi, em parceria com a Prefeitura de Holambra e a sociedade civil. Durante o evento, algumas das turmas que participaram dos projetos realizaram apresentações artísticas, como dança e desenho artístico. Entre os participantes, uma criança com necessidades especiais marcou o público. Desenvolto e apoiado por colegas, ele brincou, dançou e se divertiu. O evento ocorreu na noite de segunda-feira (26) no Centro Cultura Terra Viva e homenageou mais de 28 pessoas, entidades e empresas que colaboraram com o projeto.

O programa começou no início do ano e permitiu que aproximadamente 190 crianças da rede municipal de ensino conhecessem as diferentes profissões disponíveis no mercado de trabalho, bem como uma diversidade de ambientes aos quais, no futuro, poderão integrar.

Ao longo da expedição os alunos foram acompanhados pelo diretor de Educação de Holambra, Alexandre Moreira, da educadora Renata Porreca e pela equipe técnica do Sicredi. “Hoje fizemos uma grande celebração do programa A União Faz a Vida. Para nós a criatividade e a expressão dos sentimentos das nossas crianças é que faz toda a diferença”, afirmou Moreira.

Os alunos foram a campo e estudaram in loco os meios de comunicação, espaços de vegetação nativa, instituições de ensino, como o Unasp, de Engenheiro Coelho e uma série de outros ambientes.

A assessora pedagógica do Sicredi, Adriana Cerveiro, responsável técnica do programa, defende que o programa não é um programa paralelo ao currículo escolar, mas uma nova metodologia de ensino, que explora com maior profundidade questões essenciais para o desenvolvimento social, cognitivo e sensorial das crianças. Adriana reforça que a participação da sociedade civil, por intermédio de cooperados do Sicredi, foram fundamentais para o desenvolvimento do programa”.

Ao todo, foram 28 apoiadores do programa A União Faz a Vida. Entre eles o Portal Holambrense, que recebeu a visita de 22 alunos do quarto ano, da Escola Municipal Recanto das Palmeiras. Confira.

Sobre o programa

Na década de 80, o Sicredi contava com mais de 60 cooperativas de crédito que, após terem enfrentado dificuldades relacionadas aos sobressaltos da economia, viviam um período de desenvolvimento. Mas ainda havia desafios a vencer. Num ambiente onde um número expressivo de cooperativas, especialmente as agropecuárias, apresentavam dificuldades econômicas, era preciso garantir a sobrevivência dos empreendimentos cooperativos, ampliando o conhecimento sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas.

O plano era desenvolver um programa de educação cooperativa, cujo projeto previa contratação de especialistas nas diversas disciplinas curriculares de ensino, os quais proporiam metodologias que privilegiassem o empreendedorismo e o coletivismo, em substituição à prática individual. Surgia então a ideia inicial do Programa A União Faz a Vida: em 27 de janeiro de 1994, o Conselho de Administração da Cooperativa Central de Crédito do RS aprovou o cronograma inicial, de acordo com o qual se implantaria o projeto piloto no município de Santo Cristo/RS.

A partir daí as sementes do Programa brotaram e multiplicaram-se. Novos educadores e instituições de ensino superior somaram-se ao Programa e contribuíram com a adesão de novos municípios e novos estados.

As Entidades integrantes do Sicredi são as idealizadoras do Programa A União Faz a Vida. Têm na sua essência o cooperativismo e investem nas futuras gerações por acreditar que, dessa forma, contribuem para uma sociedade mais cooperativa e empreendedora. O Sicredi acompanha e age de forma estratégica, planeja e articula em prol do Programa, busca os Parceiros e os Apoiadores necessários para seu desenvolvimento. O Programa é desenvolvido nos municípios onde o Sicredi está presente.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.