Sessão Solene celebra os 30 anos de Holambra com muitas homenagens
Câmara Municipal de Holambra promoveu uma homenagem especial aos que contribuíram para a emancipação do município
Da redação
Neste ano Holambra celebrou 30 anos de emancipação político-administrativa e para celebrar a importante data a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene, nesta segunda-feira (20), homenageando as pessoas que reconhecidamente se dedicaram de forma diferenciada para conseguir transformar a Fazenda Ribeirão em município.
Muitos caminhos e desafios foram percorridos até a conquista da emancipação da cidade e posterior organização municipal. Inicialmente em 1982 formou-se um grupo de moradores para discutir e propor soluções para os sérios problemas de segurança que a comunidade estava sofrendo, o grupo era conhecido como “Grupo Urbano” ou “Comissão para assuntos Urbanos de Holambra”. Esta comissão composta pelo Dick Schoenmaker, Enivaldo Lobo, Henk de Wit, Hermanus Meijerink, Arnoldus Wigman, João Wagemaker (em memória) e Godofredo Miltemburg deu o pontapé inicial para o objetivo que viria a ser formar tornar Holambra independente.
Na época a Fazenda Ribeirão (Holambra) pertencia a quatro municípios, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Cosmópolis e Arthur Nogueira, ou seja, cada pedaço da cidade possuía ou não um determinado serviço público, como a coleta de lixo, iluminação, abastecimento de água, segurança pública. Com isso o Grupo Urbano começou a perceber que a única solução seria a emancipação da comunidade, iniciando assim um desafio ainda maior, constituíram a Comissão Pró-Emancipação em 1990, formada por Enivaldo Lobo, Dick Schoenmaker, Zélia Castanho, Marcelo Schut, Iran Brunhani, Antônio Marino Brandão, Oriovaldo Venturini, Celso Capato e Mauro Rodrigues.
A conquista pela autonomia da comunidade foi um processo difícil com muitos entraves, porém contou com o importante auxílio do Prefeito de Jaguariúna na época, Tarcísio Chiavegato, e com o apoio fundamental de deputados estaduais, Barros Munhoz, Nelson Nicolau, Edinho Araújo e Tonca Falseti, com a autoria do projeto e processo de tramitação na Assembleia Legislativa.
Após um longo processo e com o Plebiscito favorável à emancipação, realizado em 27 de outubro de 1991, vieram as eleições e os primeiros responsáveis por organizar a nova cidade, como primeiro Prefeito de Holambra Celso Capato e no Legislativo os vereadores André Graat, Valter Costella, Marcel Donizeti de Souza Campos, Donizete de Carvalho da Silva, Antonio de Souza, Antonio José Esperança, Aparício de Almeida (em memória), Geraldo Theodorus Maria van Schaik e Iran Daier Brunhani.
Em uma noite repleta de recordações e muita celebração, a homenagem continuou com a entrega do Título de “Cidadão Holambrense” ao Senhor Petrus Bartholomeus Weel. O Senhor Pedro, como é conhecido, participou e ainda participa ativamente de importantes projetos para o desenvolvimento de Holambra.
Na cerimônia, os homenageados relataram momentos únicos relativos ao processo que trouxe autonomia para a comunidade e ainda o ex-deputado Antônio Carlos Tonca Falseti surpreendeu a todos presenteando a cidade “Pensei em levar uma flor. A flor é o símbolo da solidariedade, do carinho, do amor, mas flor para a Cidade das Flores, eu não posso levar. Então pensei o que eu posso levar para uma cidade tão magnífica como essa. Pois bem, trouxe o presente, que é o seguinte, é um livro que tem todos os documentos de emancipação de Holambra. Aqui está (no livro) a assinatura de vocês, dos deputados, o documento com abaixo-assinado, documento do registro da fazenda de ribeirão, cartas das prefeituras. Este é meu presente de emancipação. Tenho a satisfação de entregar este documento par a o Presidente da Câmara.”
O Presidente da Câmara Municipal, Mauro Sérgio de Oliveira (PDT), o Serjão, enalteceu “É com muita honra que homenageamos a todos aqui presentes, que tanto contribuíram no processo de emancipação de Holambra. Eu cumprimento e agradeço cada um de vocês que começaram este movimento e trouxeram muitas conquistas para a nossa comunidade, é um privilégio estar aqui com vocês hoje. Agradeço também de coração este presente, este importante documento recebido do ex-deputado Tonca Falseti, este presente que você nos deu vai engrandecer ainda mais o importante trabalho e participação de cada um de vocês na história de Holambra.”
A preservação da memória, da história que fizeram parte, auxilia na construção da nossa identidade social atual e futura, perpetua valores, mantém viva nossa cultura, promove diretrizes, respeito e amor ao local que vivemos. Foi com esta emoção neste dia histórico que a Câmara Municipal de Holambra ofereceu com grande honra este singelo reconhecimento ao Grupo Urbano, a Comissão Pró-Emancipação, aos Deputados apoiadores, ao Ex-Prefeito de Jaguariúna, ao primeiro Prefeito de Holambra, aos vereadores da 1ª Legislatura e o Título de Cidadão Holambrense.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.