Saúde de Holambra inicia 2º ciclo de nebulização contra a Dengue neste sábado
Durante o trabalho, recomenda-se a retirada de roupas do varal e que as janelas de casa tenham ao menos uma fresta aberta durante a passagem do fumacê
Da redação
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra inicia neste sábado, dia 2 de março, o 2º ciclo de nebulização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue. A atividade, popularmente conhecida como fumacê, seguirá, nesta fase, até o dia 4, com pausa em 5 de março e retomada no dia 6 para o 3º ciclo. Ocorrerão, no total, 5 etapas de trabalho. A iniciativa começou no município no dia 27 de fevereiro e abrange todos os bairros das áreas urbana e rural (confira abaixo o cronograma).
De acordo com a médica veterinária da Vigilância Ambiental de Holambra, Angela Varella Katz, a nebulização veicular consiste na aplicação de inseticida com objetivo de matar os mosquitos adultos e possivelmente infectados com o vírus da Dengue. “O veículo utilizado possui uma máquina acoplada que libera o inseticida, que é pulverizado na área externa das casas e atinge boa distância”, explicou. “É importante ressaltar que ele não é eficaz para combater larvas, somente mosquitos adultos, por isso é fundamental que a população elimine os criadouros. Todos precisam colaborar”.
Durante o trabalho, recomenda-se a retirada de roupas do varal e que as janelas de casa tenham ao menos uma fresta aberta durante a passagem do fumacê. Animais de estimação devem ser deixados dentro de casa. Após a nebulização é necessário trocar a água e comida dos animais.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, a cidade registrou este ano 78 casos de Dengue. Em 2023, de janeiro a dezembro, foram apenas 17 confirmações. O município tem atuado com atividades preventivas e de conscientização que ocorrem rotineiramente, como visitas nas residências para monitoramento, coleta e reconhecimento de larvas. Também com atividades em unidades escolares e entrega de material informativo. Em 20 de janeiro, agentes passaram a realizar mutirões de combate ao mosquito aos sábados. A mobilização conta com trabalhadores que fazem visitas às residências. O serviço consiste na retirada de possíveis criadouros e orientações ao morador. Esta semana, o Imigrantes será o bairro visitado.
No Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, é possível que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria. O telefone da Vigilância Ambiental é o (19) 3802-7978. Em caso de suspeita de Dengue, a orientação é procurar a unidade de saúde o mais rápido possível.
Como combater o mosquito:
– Vedar caixas d´água
– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana
Sintomas da Dengue:
Febre alta
Dor de cabeça
Dor atrás dos olhos
Dor nos ossos e articulações
Manchas vermelhas no corpo
Confira os ciclos do trabalho de nebulização veicular:
1º ciclo: de 27 a 29 de fevereiro, com pausa em 1º de março
2º ciclo: de 2 a 4 de março, com pausa no dia 5
3º ciclo: de 6 a 8 de março, com pausa no dia 9
4º ciclo: de 10 a 12 de março, com pausa no dia 13
5º e último ciclo: de 14 a 16 de março
Confira o cronograma do trabalho de nebulização veicular:
27 de fevereiro e dias 2, 6, 10 e 14 de março:
Jardim Holanda
Morada das Flores
Jardim das Tulipas
Camanducaia
Residencial Vila das Tulipas
Angico (Fundão)
Pinhalzinho
Danúbio Azul
Jardim Flamboyant
Parque dos Ipês
28 de fevereiro e dias 3, 7, 11 e 15 de março:
Centro
Loteamento Van Gogh
Rota dos Imigrantes
Condomínio Portal do Sol
Condomínio Holland Park
Condomínio Resedás
Florabela
Condomínio Flor d’Aldeia
29 de fevereiro e dias 4, 8, 12 e 16 de março:
Condomínio Filhos do Sol
Imigrantes
Residencial Van den Broek
Moinho Residencial
Vila Nova
Pedra Grande
Palmeiras
Condomínio Nova Holanda
Condomínio Villa de Holanda
Condomínio Palm Park
……………………………………
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site sem prévia autorização por escrito do Portal Holambrense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.