15/05/2021

Saúde alerta para o aumento de casos de dengue em Holambra e orienta prevenção

Número que já ultrapassa as notificações positivas do ano passado inteiro (20)

Da redação

Último balanço divulgado pelo Departamento Municipal de Saúde revela que Holambra registrou nos cinco primeiros meses do ano 23 casos de dengue – número que já ultrapassa as notificações positivas do ano passado inteiro (20). Uma situação preocupante, que acende o sinal de alerta e reforça a necessidade da prevenção para evitar a doença.
O relatório semanal da pasta também mostra que 15 pessoas aguardam o resultado de exames para a confirmação da doença. “Estamos enfrentando uma pandemia, mas não podemos esquecer que a dengue também mata”, disse o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. Ele explica que a Vigilância em Saúde tem feito um trabalho de bloqueio, que consiste na aplicação de inseticida, com o objetivo de evitar a propagação do Aedes Aegypti, nos locais em que há moradores com casos positivos e em todo o entorno. E lembra a importância dos cuidados rotineiros. “O trabalho deve ser conjunto, entre Prefeitura e população. Todo cidadão deve fazer a sua parte, sempre de olho no jardim e no quintal. É preciso evitar o acúmulo de água parada”, explica.
A Prefeitura realiza durante todo o ano no município ações preventivas e de conscientização, como visitas nas residências para monitoramento e orientação para a retirada de possíveis criadouros, além de entrega de material informativo. No site da Governo, em www.holambra.sp.gov.br, está disponível para impressão um panfleto com ações que devem ser realizadas semanalmente. Além disso, é possível que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria ou pelo aplicativo Sem Dengue, disponível para telefones nas plataformas Android e iOS. O telefone da Vigilância em Saúde é o (19) 3802-2744.
Em caso de suspeita de dengue a orientação é procurar a unidade de saúde o mais breve possível.
Como combater o mosquito:
 – Vedar caixas d´água
– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana
Sintomas da dengue:
 – Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor nos ossos e articulações
– Manchas vermelhas no corpo

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.