27/08/2021

Saudade marca falta da Expoflora em Holambra

É o segundo ano que o evento não acontece devido a pandemia do novo coronavírus. Holambrenses relatam a importância do evento

Bruna Ravanhani

Holambra é um dos principais destinos turísticos do Estado de São Paulo neste período do ano. A diversidade das flores, cores e ambientes faz da maior colônia holandesa no Brasil um atrativo para quem gosta de novidades e cultura de qualidade. Mas com a pandemia do novo coronavírus, muita coisa mudou. Tradicionalmente, a última sexta-feira do mês de agosto marca o inicio da Expoflora, que pelo segundo ano consecutivo não irá acontecer.

A calmaria interiorana de Holambra está longe de mostrar o real desejo dos moradores da cidade. Era para ser uma sexta-feira de festa, dança, exposições, musicas, comer guloseimas e assistir a uma chuva de pétalas. A saudade bate em quem sabe a importância da Expoflora para Holambra.

Saudade

Esse é o caso da Ana Paula Nunes, que trabalhou no evento e ressalta a falta que a Expoflora fez nestes dois anos. “Eu fiz um extra no evento pois estava desempregada na época. Muita gente espera por essa data para ganhar um dinheiro. Afetou bastante tanto no lazer, quanto na renda de quem trabalhava lá. Deixou de aquecer os comércios da região, como restaurantes, lojas, artesanato… Os produtores de flores com certeza foram afetados também, já que era um evento que usava vários tipos”, disse.

A opinião de Ana Paula foi reforçada por Cassia, que trabalhou por 10 anos no evento “Mesmo sendo apenas 18 dias no ano, faz muita diferença no nosso orçamento. É um dinheiro que ajuda bastante nas despesas. Esperamos que no próximo ano tudo volte ao normal”, destaca.

Importância da festa

Ana Lívia de Oliveira, que trabalha na área de paisagismo da Expoflora, fez questão de ressaltar a importância da festa. “Quando estamos ali dentro, é uma magia e energia muito grande. No domingo estamos cansados, mas torcendo pra chegar logo sexta-feira para estar junto ao público de novo”.

Para Ana, o evento trouxe diversas experiências tanto profissionais, quanto pessoais. “Eu aprendi muito com a equipe de paisagismo. Sinto muita falta de todos, somos como uma família, sempre nos ajudando”.

“Tem sido muito difícil, não só para o financeiro, mas não estar perto do público. Perdemos o Piet, que era a alma da Expoflora, e ele vai fazer muita falta. Costumo dizer que é o segundo ano que as abelhinhas não estão voando. Lá aprendemos tudo de maneira muito simples, muito humilde. Mas o calor do evento é o que mais faz falta” finaliza.

Última edição

Em 2019, 38ª e última edição realizada até o momento, a Expoflora finalizou o evento com recorde de público. Foram 342.613 visitantes nos 15 dias de festa.

Maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora encanta pela beleza de seus jardins, pela exuberância dos arranjos florais, pelas criativas sugestões em sua Mostra de paisagismo e decoração, pela alegria da Parada das flores e pela emocionante Chuva de pétalas.

Evento adiado

Devido a Pandemia, a organização do evento adiou a 39ª edição, que aconteceria em 2020, para 2021. Porém, como a situação sanitária e recomendações das autoridades em saúde, a edição foi novamente adiada para 2022.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.