08/05/2019

Retirada de água para abastecer Holambra aumenta 100%

Maior parte é utilizada para na irrigação

Da redação

A retirada de água dos rios para abastecer Holambra aumentou cerca de 100%. Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pela regulagem da retirada do recurso dos rios. A maior parte do consumo de água de Holambra é utilizada para irrigação.

Holambra está entre as quatro cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que dobraram a retirada do recurso nos últimos anos. Paulínia (SP), Engenheiro Coelho (SP) e Jaguariúna (SP) são as outras três cidades que mais apresentaram o aumento. Segundo os profissionais, vários fatores estão relacionados para o crescimento, entre eles o desperdício e descuido da população em não economizar com mentalidade de que a crise hídrica é problema do passado. Apesar do crescimento populacional ser também motivo para o aumento, a alta do percentual leva a conscientização da população para a economia do recurso.

Ainda segundo informações da agência responsável, a projeção para 2030 é de que o aumento seja ainda mais significativo, e isso preocupa os especialistas.

Consumo em Holambra

Do montante de água retirada dos rios para abastecer Holambra, 29,37 é destinado para o consumo populacional, 37,85% para irrigação, 17,73% para as indústrias e 4,52% para zona rural.

Economize

Varrer a calçada, ao invés de lavá-la com o uso de mangueira, pode resultar numa economia de até 250 litros de água; Deixar o chuveiro desligado enquanto o corpo é ensaboado pode resultar numa economia de até 100 litros de água (por banho).

Uma torneira que fica gotejando pode gerar um desperdício de até 1300 litros de água por mês; Deixar a torneira fechada enquanto ensaboamos a louça pode gerar uma economia de até 95 litros de água; Usar balde para lavar o carro, ao invés do esguicho da mangueira, pode resultar numa economia de até 180 litros de água por lavagem e uma máquina de lavar roupas pode gastar até 160 litros de água numa lavagem.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.