27/07/2022

Relatório mostra alto risco em duas barragens de Holambra

Dados do ano de 2021 foram divulgados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Imagem: Prefeitura de Holambra

Da Redação

Um relatório sobre segurança de barragens, divulgado na última segunda-feira (25), mostrou um alto risco nas barragens de Holambra. Os dados, do ano de 2021, foram divulgados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

De acordo com a ANA, existem 9.451 barragens classificadas, sendo 1.219 classificadas simultaneamente como Categoria de Risco (CRI) e Dano Potencial Associado (DPA) altos.

A cidade foi colocada como uma das mais preocupantes no Estado de São Paulo para o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE/SP). Segundo o relatório, Holambra tem índices muito altos CRI e DPA. E quem gerencia essas barragens (chamado empreendedor pela pesquisa) afirma não dispor de recursos.

Dentro do relatório a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico faz uma observação “Assim como verificado na fiscalização, o número de inspeções realizadas em 2021 foi bastante inferior ao dos anos anteriores. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia no ano de 2021, é de fundamental importância que os empreendedores inspecionem suas barragens quanto a sua segurança, e essas informações sejam remetidas aos fiscalizadores e inseridas no SNISB” relata.

A prefeitura de Holambra respondeu o Portal ON, através de uma nota oficial. Confira na íntegra:

“A Prefeitura de Holambra informa que acompanha regularmente a situação das barragens mencionadas no relatório da Agência Nacional de Águas e de Saneamento. Informa ainda que buscou voluntariamente junto à Defesa Civil do Estado, no ano passado, cooperação técnica para avaliação de estruturas próximas a uma destas localidades – e que está tomando as providências indicadas pelo órgão naquela oportunidade. A Prefeitura informa ainda que buscará agenda junto ao órgão fiscalizador responsável pelos dados divulgados, o DAEE, para compreender melhor os apontamentos e discutir alternativas de resolução também para estas questões, em ambas as barragens.”

 

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.