07/12/2016

Ranking classifica administração de Holambra como ‘Efetiva’

Tribunal de Contas pontuou município com nota B em 2015

Leonardo Saimon

pacomunicipal-1481030164

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) classificou a administração de Holambra com nota B (Gestão Efetiva). O levantamento feito por mais de 20 Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) foi divulgado na última sexta-feira (2) com base em sete indicadores avaliados em 2015. O indicador nacional é considerado o maior estudo de gestão pública do país, permitindo aos Tribunais, seguindo uma mesma metodologia, comparar efetividade e resultados de políticas públicas.

Para chegar a este resultado, o IEGM avaliou indicadores nas áreas da Saúde, Educação, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades (mede o grau de envolvimento do planejamento do município na proteção dos cidadãos diante de possíveis desastres) e Governança em Tecnologia da Informação. Com exceção dos dois últimos itens apontados, cujo município se enquadrou na categoria C+ (em fase de adequação), as demais categorias foram elencadas pelo Tribunal de Contas como (Efetiva ou Muito Efetiva). 

Confira a tabela abaixo:

Ano SaúdeEducaçãoPlanejamentoGestão FiscalMeio AmbienteCidadesGov - TI IEGM
2014B +AC +BBC +C +B
2015B +BC +B +B +B +C +B

A avaliação referente a 2015 é semelhante ao que foi visto no ano anterior. A Educação foi o único indicador que caiu. As demais categorias foram pontuados com médias iguais ou superior as de 2014. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Holambra e mais 12 cidades tiveram a mesma nota enquanto que Artur Nogueira, Indaiatuba, Morungaba, Valinhos e Vinhedos se destacaram como classificação B + (Gestão Muito Efetiva). Americana e Sumaré obtiveram as médias mais baixas da RMC, com C+ (Gestão em Fase de Adequação).

O prefeito Fernando Fiori de Godoy considera esta avaliação como reflexo “da seriedade e responsabilidade com que o trabalho vem sendo desenvolvido nos últimos anos”. Ele destaca, principalmente, a boa colocação na Gestão fiscal que se sobressaiu apesar das dívidas encontradas em um cenário de crise.

“A avaliação positiva do Tribunal de Contas representa um importante indicativo de que a cidade está avançando no caminho certo, do desenvolvimento, e também um grande incentivo para que o desempenho dos serviços públicos siga alcançando, cada vez mais, padrões de qualidade e excelência”, reforça Dr.Fernando. 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.