18/11/2018

“Promovemos o turismo o ano inteiro”, diz Dr Fernando

Prefeito Dr. Fernando Fiori de Godoy (PTB) fala sobre a vocação turística do município e como tem administrado o setor

Holambra é conhecida internacionalmente como a ‘Cidade das Flores’, um título que tem atraído milhares de turistas durante todo o ano. Seja para visitar o enorme moinho, que fica na entrada da cidade, para conhecer os campos florais ou então para experimentar a gastronomia com pratos típicos da Holanda, o que não faltam para os turistas são opções.

Na entrevista a seguir você confere uma conversa com o prefeito Dr. Fernando Fiori de Godoy (PTB). Ele fala sobre a vocação turística do município e como tem administrado o setor. Confira:

 

Como você observa a evolução do turismo em Holambra? A atividade turística cresceu expressivamente em Holambra nos últimos anos. A cultura e as tradições, aliadas à produção de flores, fazem da nossa cidade um lugar com forte vocação para o setor e altamente atrativo para os visitantes. Buscamos, nesses seis anos de mandato, explorar essas qualidades, revitalizar os espaços públicos e investir em infraestrutura para possibilitar uma ampla ascensão do turismo. Comerciantes do trade turístico que estavam fechando suas portas quando assumimos, com grandes dificuldades, recuperaram o fôlego e voltaram a crescer, gerar renda e novos empregos. Os empresários estão investindo em seus estabelecimentos, entendendo esse novo momento e acompanhando o crescendo do fluxo de turistas que passa pelo município toda semana. Temos recebido uma média que supera 5 mil visitantes aos sábados e domingos. A cidade está sempre cheia, movimentada. É um cenário extremamente positivo e que é resultado desse trabalho.

Qual a vantagem de ter o município reconhecido como Estância Turística? O título de estância, de um lado, reforça a vocação de Holambra para a atividade turística, dá visibilidade à cidade e consolida seu espaço no mapa do turismo de São Paulo e do Brasil. De outro, torna possíveis importantes investimentos, todos os anos, vindos da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, mais especificamente do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, o DADE. Por ser estância, Holambra pode apresentar projetos e captar recursos, dentro de um limite estabelecido pelo Estado, para obras de infraestrutura turística e melhorias. É um dinheiro voltado exclusivamente para o turismo e que não pode, por força de Lei, ser usado em outros setores. Ser estância, portanto, ajuda o município a ampliar seus atrativos, receber mais turistas e movimentar sua economia.

Você se espelha em alguma cidade turística brasileira como modelo a ser seguido? E de fora do Brasil? Quando fui eleito prefeito pela primeira vez, em 2012, fui à Holanda em busca de conhecimento, referências e parcerias para a nossa cidade. Aquela região da Europa encontra no turismo um grande aliado do desenvolvimento econômico e é, sem dúvidas, um exemplo do qual tiramos muitas lições. Depois, quando iniciei meu mandato, fiz uma visita de trabalho a Gramado, no Rio Grande do Sul, que tem uma história forte na área do turismo. De lá trouxemos, por exemplo, a ideia de inserir a disciplina de turismo na grade curricular do ensino fundamental na rede pública. Essa consciência da importância da atividade turística para a comunidade, das oportunidades que ela traz, é fundamental para que a cidade e os jovens cresçam sabendo explorar suas qualidades e a sua vocação.

Até onde o turismo de Holambra é capaz de chegar? Como disse anteriormente, o turismo de Holambra se desenvolveu muito nos últimos anos. Sabemos da importância do setor e trabalhamos muito no sentido de fazê-lo florescer novamente. Apesar dos resultados já alcançados, temos um longo caminho ainda a ser percorrido. Nossa cidade é um dos mais concorridos destinos de São Paulo e acredito que possa vir a ser, num futuro breve, o principal atrativo turístico do nosso Estado.

Quais os próximos passos para fortalecer o apelo turístico de Holambra? Estamos concluindo importantes obras de infraestrutura que irão, com toda a certeza, fortalecer o turismo local. Entregamos recentemente o Parque Van Gogh, a Praça do Bentão e um novo deck à beira do Lago do Holandês. Estamos terminando também as três primeiras etapas da obra do Parque Cidade da Criança e reorganizando o calendário de eventos da cidade com a meta de termos uma grande festa todos os meses. São ações que farão de Holambra uma cidade ainda mais atrativa.

Você enxerga Holambra com potencial para atrair turistas o ano todo? Isso já é uma realidade. Nossa cidade tem vivido intensamente a atividade turística aos finais de semana e em períodos específicos do calendário, em eventos como o Carnaflores, o Dia do Rei, a Hortitec, a Expoflora e agora, em dezembro, a Noeland, que é possivelmente a maior festividade natalina do Estado. Holambra já é turismo o ano inteiro, mas podemos e iremos, sem dúvidas, continuar crescendo nesse sentido.

Qual o desafio em gerir um município pensando em moradores e também em turistas? A administração pública voltada à sociedade se dá, a meu ver, prioritariamente em quatro pilares. Saúde, Educação, Segurança e Emprego/Desenvolvimento Econômico. São preocupações compartilhadas por todos os gestores, sejam eles prefeitos, governadores ou presidentes. No caso de Holambra, temos no turismo um aliado na geração de postos de trabalho, sobretudo no setor de serviços. Isso ajuda a melhorar a nossa arrecadação, que é destinada, em sua ampla maior parte, à Educação e à Saúde. O desafio é elevar permanentemente a qualidade dos serviços essenciais à população e manter, ao mesmo tempo, a cidade limpa, organizada e atrativa para gerar renda e divisas através dos visitantes.

Por que um turista deveria incluir Holambra no roteiro de uma viagem? Holambra é uma cidade turística que reúne em um só lugar história, cultura, arquitetura, gastronomia, agronegócio, cores e flores. É, portanto, um destino turístico singular, extremamente diverso, de fácil acesso por algumas das principais rodovias do país e que oferece às pessoas segurança e tranquilidade para desfrutar do passeio. São raras as cidades brasileiras que oferecem todo esse pacote aos turistas. Por esse motivo, Holambra merece fazer parte do roteiro de todos aqueles que gostam de viajar.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.