10/09/2018

Produtor de Holambra usa “plano infalível” para atrair crianças às flores

Turma da Mônica é destaque na Expoflora através do Grupo Swart

Uma novidade lançada na Expoflora traz os personagens da Turma da Mônica nas embalagens dos minikalanchoes, nas mais diversas cores. A proposta visa fazer com que as crianças estreitem as relações com a produção floral de Holambra.

Para fortalecer a relação das crianças com as flores, o Grupo Swart, de Holambra, foi buscar uma ajuda de peso. Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali, os personagens de quadrinhos criados pelo cartunista Mauricio de Sousa, participam agora de um “plano infalível”: emprestam as suas imagens para um projeto socioeducativo que tem como foco os conceitos de responsabilidade, de “cultivar” – em seu mais amplo sentido – e de cuidar de outro ser vivo.

Para que o engajamento no cuidado com as flores comece na infância, o Grupo Swart escolheu os minikalanchoes (pote 6) para esse projeto. Essas miniflorzinhas são ótimas para as crianças. Além de encontradas em uma variada paleta de cores (branca e nas diversas variações do amarelo, laranja, vermelho, rosa etc.), elas são muito fáceis de cuidar. Planta da família das suculentas, os kalanchoes armazenam água nas suas folhas e, portanto, precisam de pouca rega.

Expoflora

Os quatro principais moradores do bairro do Limoeiro, conhecidos como “A Turma da Mônica”, estampam as embalagens dos pequenos vasinhos que serão apresentados nacionalmente ao público em vários cenários no parque da Expoflora: juntamente com bonecos em diversos tamanhos dos personagens, os minikalanchoes vão decorar o ambiente de entrada, próximo às bilheterias, e um espaço da Mostra de paisagismo e decoração e terão destaque no cenário de lançamento na Exposição de arranjos florais.

Na entrada do parque, os kalanchoes estarão junto ao painel com a imagem de seus novos amigos, ambientado para as fotos. Na Mostra de paisagismo e decoração, a arquiteta Inês Scisci Maciel criou o ambiente “Crianças no Jardim”, com a proposta de oferecer um espaço no qual elas deixem de lado seus celulares e tablets para redescobrirem a natureza, envolvendo-se com o “verde”.

Para incentivar a jardinagem, a arquiteta instalou uma bancada com ferramentas e insumos, terra e vasinhos, estimulando a garotada a aventurar-se no plantio.

“Só quem convive com as flores consegue sentir a energia e o poder que elas têm, com inúmeros benefícios para a vida. Queremos que as pessoas criem gosto por cuidar das flores desde a infância, aprendendo a cultivá-las e a  cuidar delas em casa”, explica Jacob Swart, produtor dos minikalanchoes.

Escolha dos personagens

A escolha pelos protagonistas mais famosos das histórias infantis brasileiras para o projeto foi muito criteriosa e baseou-se no fato de Mauricio de Sousa sempre se pautar pela observação do cotidiano da família brasileira para criar seus personagens.

 

“Os personagens traduzem a identidade social dos brasileiros. Todos conhecem alguém como o Cascão, que tem medo de banho, ou que troca as letras, como o Cebolinha. Essa espontaneidade transmite valores universais. Não à toa, as revistas da Turma da Mônica participam de forma tão importante da alfabetização informal de milhões de brasileiros. Por isso, decidimos que eles seriam perfeitos para o nosso projeto”, argumenta Swart.

Sobre o Grupo Swart

O Grupo Swart é referência nacional no cultivo de rosas de corte e de kalanchoes, sendo considerado um dos principais produtores de flores de alta qualidade do Brasil. Em suas quatro unidades produtivas (duas de kalanchoes em Holambra (SP), uma de rosas em Andradas (MG) e outra em Ubajara (CE)), o grupo produz cerca de 16 milhões de hastes de rosa, 5,8 milhões de vasos de kalanchoes e 38,4 mil hastes de kalanchoes de corte por ano, comercializados para todo o Brasil por meio da Cooperativa Veiling de Holambra.

Todos os cultivos são feitos em estufas climatizadas, adequadas às necessidades de cada cultura. São 5 hectares de produção de kalanchoes nas duas unidades de Holambra e 25 hectares de rosas – dos quais 18 ha em Andradas e outros 7 ha no Ceará. O Grupo gera cerca de 290 empregos diretos nas quatro unidades produtoras.

O sucesso da marca Swart deve-se a importantes fatores: decisão de produzir somente flores de alta qualidade; escolha correta das áreas de produção; e a realização de parcerias com importantes breaders (melhoristas) europeus, como os holandeses Dümmen Orange, Tantau, Meilland, Fazari – no caso das rosas -, e o dinamarquês Knud Jepsen. Essas parcerias permitem a manutenção da qualidade das flores e o lançamento recorrente de novidades em variedades.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

Com mais de 50 anos, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por 80% do mercado brasileiro de HQs. Criadora da Turma da Mônica, hoje a empresa produz conteúdos em histórias em quadrinhos, audiovisual e digital com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com 150 empresas que utilizam seus mais de 400 personagens em cerca de 3 mil itens. A empresa é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.