13/09/2019

Problemas no centro comercial geram incomodo aos moradores de Holambra

Desnível asfáltico e ausência de lixeiras são as principais reclamações de moradores e lojistas

Priscila Vasconcelos 

As obras de remodelação da Rota dos Imigrantes, no centro de Holambra, foram finalizadas já há alguns meses. Redes de água e esgoto foram trocadas, calçadas foram substituídas por piso intertravados e ruas foram recapeadas. Tudo para melhorar a mobilidade e o aspecto estético da via. Entretanto, lojistas e moradores têm reclamado de alguns problemas que surgiram após a obra.

A ausência de lixeiras foi notada logo em janeiro deste ano, que de acordo com os moradores da cidade, sumiu de um dia para o outro. O fato tem incomodado principalmente os lojistas, que diariamente precisam limpar as fachadas das lojas, recolhendo lixo dos canteiros, vasos de plantas e buracos.

Outro problema apontado é o desnível asfáltico numa lombo-faixa. O desnivelamento tem causado danos aos carros, que ao passarem pela faixa, mesmo em baixa velocidade, têm o inferior do carro raspado no asfalto. Alguns comerciantes e moradores, que preferiram não se identificar, se pronunciaram a respeito da situação.

“Existiam lixeiras na rua, mas por algum motivo foram tiradas e nunca mais ninguém viu. Isso tem feito a rua ficar cheia de papel, bituca de cigarro e sujeira, que causa uma má impressão para os moradores e também para os turistas. Na frente da minha loja já achei até mesmo uma fralda descartável usada, dentro do buraco de escoamento de água, que fica bem ao lado da porta de entrada do estabelecimento. Holambra é uma cidade turística, não deveria estar acontecendo algo assim”, relata uma senhora, mãe de lojista.

“Além da falta das lixeiras, existem outros problemas, como a falta de grade em alguns buracos de escoamento de água, que por estarem abertos, viram alvo para descarte de lixo. Existem outros problemas como o desnível do asfalto, bem na parte central da rua, que é de uma diferença grande. Muitos carros que passam por aqui batem a parte de baixo, e às vezes até o para-choque. A obra de reforma do centro comercial está de parabéns, ficou linda, mas o que não dá pra entender são essas coisas que deixaram de lado, que ignoraram. São consertos tão simples, era só colocar algumas lixeiras e nivelar um pequeno pedaço de asfalto”, conta um lojista que sofre com a sujeira deixada em frente ao estabelecimento.

“Não trabalho no centro mas estou sempre por aqui fazendo alguns serviços, e notei realmente a falta de alguns elementos essenciais. Chego no centro comercial e nunca tem lugar para deixar as bicicletas, antigamente a rua tinha vários suportes para estaciona-las, pra onde foram? A rua também está com desnível e cheia de buracos. Ouvi dizer que já reclamaram na Prefeitura sobre esses problemas, mas eles disseram que os reparos são de responsabilidade da empresa que fez a reforma. Mas não é dever da Prefeitura fiscalizar? Vão deixar desse jeito?”, indaga um munícipe.

“É realmente um absurdo a falta das lixeiras e esse desnível considerável bem no meio da via. Vejo a Prefeitura daqui fazendo diversos reparos em ruas de outros bairros, trocando placas, sinalizando o asfalto, o que é ótimo. O que não entendo é essa negligência com o centro comercial. Holambra é uma cidade turística, pelo menos a Rota dos Imigrantes deveria estar em perfeitas condições de acesso e de uso. Não entendo o que acontece”, finaliza uma jovem moradora do município.

O Portal Holambrense entrou em contato com a Prefeitura de Holambra, indagando a respeito dos problemas e até o presente momento não obteve resposta.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.