11/06/2018

Primeiro Ecoponto da região trará benefícios para Holambra

Unidade ligada ao Consab funcionará em Artur Nogueira (SP)

Da redação

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab), organização presidida pelo prefeito Fernando Fiori (PTB), inaugurará o primeiro Ecoponto da região nesta semana, em Artur Nogueira (SP). A unidade funcionará no prédio da antiga Escola da Ponte de Tábua e abre as portas à população na terça-feira (12), às 9 horas.

O evento é gratuito e aberto a todo público interessado.

A escola foi escolhida pelo Consab porque estava inutilizada e atendia às necessidades básicas para a criação do Ecoponto Ponte de Tábua. “Esse será o primeiro Ecoponto dentre as cidades da região, servindo de modelo para os demais municípios consorciados”, adianta o consórcio.

De acordo com o Consab, o espaço da antiga escola foi completamente reformado e adequado para receber o projeto. “A antiga escola estava totalmente deteriorada, sem portões e registros sanitários. Foram colocadas novas portas em todos cômodos, novos vasos e pias nos sanitários, novos vidros nas janelas. Toda instalação elétrica foi refeita e as tubulações hídricas e grande parte do telhado foram trocados”, informa por meio da Assessoria de Imprensa.

Por se tratar de uma iniciativa ambiental, o consórcio instalou lâmpadas de LED em todo sistema de iluminação e, nos banheiros, vasos sanitários com caixa acoplada, a fim de economizar água. “O sistema de esgoto também foi refeito e passou a ter um biodigestor e não mais uma fossa séptica como antes. A pintura total da antiga escola também foi necessária, assim como a recuperação da alvenaria em alguns pontos que possuíam rachaduras”, acrescenta o Consab.

O Ecoponto realizará a coleta e acondicionamento de resíduos de várias tipologias, como pneus inservíveis, lâmpadas queimadas, medicamentos vencidos e lixo eletrônico. Assim que esses resíduos atingirem volume suficiente, serão encaminhados para a destinação final de forma ambientalmente correta.

“Estão previstas a inclusão dos alunos das escolas municipais em palestras sobre educação ambiental e visitas guiadas para apresentar a forma correta e segura de armazenamento dos resíduos inservíveis”, comenta o Consab.

Entre os projetos de educação ambiental a serem desenvolvidos no local, estão a Horta Vertical, o reaproveitamento de óleo de cozinha para fabricação de sabão, oficinas de reaproveitamento de recicláveis e palestras em geral. “Os setores de educação e meio ambiente da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira deverão oficializar as solicitações de visitas ao Consab, descrevendo a idade e quantidade de pessoas a serem atendidas por turma sugerida, bem como o cronograma de atividades esperado”, explica.

“A criação do Ecoponto Ponte de Tábua é um importante passo que o consórcio dá no sentido de centralizar as ações de conscientização e preservação ambiental no município de Artur Nogueira”, afirma Fernando Fiori, presidente do consórcio. “Queremos que essa iniciativa seja um modelo para os demais municípios, aliando o ponto de entrega voluntária de resíduos recicláveis a um espaço adequado para atividades educativas e oficinas abertas à comunidade.”

A utilização da Escola da Ponte de Tábua pelo Consab foi autorizada pela Câmara Municipal de Artur Nogueira em outubro do ano passado.

Escola Ponte de Tábua

A Escola Municipal Luiz de Mello, conhecida como Escola da Ponte de Tábua, foi fechada em 2009. Localizada na Rodovia dos Agricultores, na zona rural do município, a unidade já foi alvo de reclamação de moradores por causa do estado de abandono. No final do ano passado, o local chegou a ser ocupado por uma família durante alguns dias. A história sensibilizou os moradores de Artur Nogueira, que conseguiram um novo lar para os ocupantes.

Leia mais

Holambra deve receber nova sede do Consab

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.