12/05/2017

Prefeitura volta atrás e diz que caçambas foram cedidas a Holambra

Executivo afirmou, anteriormente, que as 20 caçambas estavam alugadas

Leonardo Saimon

A Prefeitura alegou na última semana, em resposta ao requerimento 011/2017, que as caçambas do projeto Ecoponto em Holambra foram cedidas sem custo algum para o município. A versão que consta no documento, no entanto, mostra uma aparente contradição. Em nota enviada ao Portal Holambrense, há quase dois meses, a assessoria de imprensa do Executivo informou que elas foram alugadas e passavam por manutenções.

Caçambas 3-1494253918

O Portal apurou no final de março deste ano que diversas caçambas do Projeto Ecoponto da Prefeitura de Holambra seguiam abandonadas pelo poder público. Críticas referentes ao estado das caçambas repercutiram em sessões e os parlamentares chegaram a aprovar um requerimento que cobrava explicações do Executivo quanto a atual situação dos depósitos. O documento questionava o custo mensal delas, se havia previsão de continuação do projeto e o porquê delas terem sido retiradas do local.

Em resposta aos parlamentares, a Prefeitura negou que as caçambas tenham onerado o município. “Trata-se de um projeto piloto que estava sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com a iniciativa privada, que cedeu as caçambas, sem onerar os cofres públicos”, argumentou o Executivo. A Prefeitura disse ainda que “está viabilizando estudos para iniciar um processo licitatório para aquisição de caçambas”.

Além disso, a Prefeitura informou que o projeto terá continuidade e que está sendo desenvolvida a criação de uma cartilha com orientações para a organização da gestão dos resíduos. Isso porque as caçambas devem abrigar somente dejetos verdes e recicláveis.

Ecoponto 3-1490115642

A resposta no documento, contudo, não foi a mesma emitida ao Portal em março deste ano. Na ocasião, a Prefeitura alegou que “as vinte caçambas foram alugadas e disponibilizadas em caráter experimental”. O Poder Executivo, porém, não disse quanto custava a aquisição dos objetos. Neste mesmo período, o Portal Holambrense também entrou em contato com a empresa TSB, que confirmou que as caçambas estavam alugadas, mas da mesma forma não quis informar o valor do aluguel.

Informação equivocada

A Prefeitura de Holambra disse que houve um equívoco de informação e que, na verdade, as caçambas foram cedidas e não alugadas.

“Por um erro de compreensão desta assessoria de imprensa, a informação divulgada anteriormente foi equivocada. Conforme resposta encaminhada à Câmara Municipal, os equipamentos foram cedidos temporariamente ao município para que fossem disponibilizados em caráter experimental à população”, afirmou em nota.

Por fim, a Prefeitura explicou que um processo licitatório, por meio do Pregão Presencial nº 014/2017, está em andamento para aquisição de caçambas destinadas à efetiva implantação de ecopontos na cidade.

Leia também: 

Caçambas do projeto Ecoponto em Holambra seguem abandonadas

Sem caçambas, lixo e entulho se acumulam nas ruas de Holambra

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.