10/05/2017

Prefeitura de Holambra registra ocorrência contra vereadores

Requerimentos que pediam explicações sobre abandono do patrimônio público foi rejeitado

Leonardo Saimon

A Prefeitura de Holambra registrou um boletim de ocorrência contra parlamentares na última semana. A informação foi divulgada em plenária após carta lida pela vereadora Jacinta Heijden (PSDB) no final da décima sessão ordinária que ocorreu nesta segunda-feira (8). Os vereadores Cido Urso (PTB), Pernambuco (PSD) e Serjão (SD) foram acusados de espalhar documentos que, segundo a Prefeitura, estavam encaixotados no mini sítio. O caso será investigado pela polícia.

A sessão foi longa e os temas pertinentes. Funcionários e diretores da Prefeitura marcaram presença em peso na Câmara de Vereadores do município. Entre os assuntos debatidos estavam a votação dos requerimentos 017/2017 e 018/2017 que pediam explicações sobre a situação dos materiais abandonados no mini sítio. Os documentos, no entanto, foram rejeitados por cinco votos contrários e três favoráveis.

Paço Municipal 4-1494354980

A carta lida pela peessedebista Jacinta Heijden (PSDB) argumentava os motivos da maioria dos parlamentares terem votado contra a aprovação dos requerimentos. Nela continha a resposta da Prefeitura referente a situação após quase vinte dias. No final do documento, contudo, o Poder Executivo alegou que registrou uma ocorrência contra os parlamentares por terem bagunçado os materiais encontrados no local”.

“Os documentos e materiais encontrados no mini sítio, aliás, foram objetos de boletins de ocorrência registrado pela Prefeitura a partir de relatos de testemunhas que trabalhavam no local, sem vínculo nenhum com a administração municipal. Essas pessoas disseram, em depoimento, ter presenciado pessoas que, se dizendo vereadores, começaram abrir as caixas e jogar todos os documentos no chão. O que será tema de investigação policial”, dizia a carta.

Patrimônio Público

A Prefeitura afirmou que os mobiliários das escolas que estão em condição de uso foram retirados nos últimos anos e alguns serão leiloados e outros doados para entidades sem fins lucrativos. Quanto aos documentos referentes a Saúde, a Prefeitura alegou que “o espaço estava sendo utilizado para acomodação temporária de documentos que foram retirados de local em reformas e que seriam encaminhadas para arquivo digital”.

O Executivo negou que houvesse exames de pacientes no local e que os kits de higiene e de outros equipamentos estavam fechados em caixa. “Os kits de higiene e outros equipamentos, como seringas, que estavam acomodados com os documentos, estavam em caixas fechadas, que foram abertas sem autorização. Como as próprias imagens mostram, são sobras, com pelo menos nove anos de idade”, finalizou.

Vereadores refutam

Procurados pelo Portal Holambrenses, os parlamentares negaram veementemente as acusações do Executivo. Para Cido Urso (PTB), o prefeito está usando, o que ele [Cido] definiu de “política suja”. “Não abrimos nenhuma caixa, estavam todas abertas. Nós fomos lá, três vezes no local e estava fechado. Mas na quarta vez que fomos estava aberto. O prefeito utilizou de uma política suja para tirar a responsabilidade dele, jogando a responsabilidade em cima do vereador que estava ali para fiscalizar”, refutou o petebista.

Parlamentares-1494355142

Já Pernambuco (PSD) alegou que a postura da Prefeitura reflete aquilo que foi criticado por eles na administração anterior. Ele também nega que tenha aberto as caixas. “Tanto é mentira, que nós estávamos com dois policiais juntos, estávamos com o assessor de imprensa da Câmara. Nós chegamos lá, e estava tudo jogado no chão. Ninguém abriu nada lá para jogar no chão. Estava tudo aberto”, corroborou Pernambuco (PSD).

Serjão rebateu dizendo que a Prefeitura “deu um tiro no próprio pé” ao tentar culpar os parlamentares pelo abandono dos materiais. “Jogando a incompetência deles na gente. Porque hoje somos considerado vereadores de oposição e, só por conta disso, ele fez esse boletim alegando que a gente invadiu espaço e abriu as caixas”.

Por fim, os parlamentares disseram que também farão um registro de ocorrência relatando o estado do patrimônio da Prefeitura e protocolarão, junto à promotoria, os requerimentos que foram rejeitados.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.