22/02/2021

Prefeitura de Holambra reforça a importância do descarte adequado do óleo de cozinha

Se eliminado incorretamente no ralo da pia ou do banheiro, no vaso sanitário ou no lixo comum, pode poluir o solo, a água, o ar e prejudicar a saúde coletiva.

Da redação

Pastelzinho, batatinha crocante, bacon bem torradinho. Tudo isso é muito gostoso, não é? Mas a gordura utilizada no preparo destes alimentos pode causar problemas não só para a nossa saúde, mas também para o meio ambiente. É que o óleo de cozinha, depois de usado, se for eliminado incorretamente no ralo da pia ou do banheiro, no vaso sanitário ou no lixo comum, pode poluir o solo, a água, o ar e prejudicar a saúde coletiva.

“Quando atinge o solo, ele dificulta a absorção da água das chuvas, o que acaba favorecendo as enchentes.  Durante sua decomposição ocorre a emissão de metano, um gás que também causa o efeito estufa. E um litro de óleo é capaz de contaminar até um milhão de litros de água”, explicou o engenheiro ambiental do departamento municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Silveira Anselmo. “Além disso, o óleo pode provocar o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando os custos do tratamento”.

Ainda de acordo com ele, a forma correta de eliminar o material e evitar todos esses problemas é armazenar o líquido em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, e depois destiná-lo à coleta seletiva. Em Holambra este trabalho é realizado de segunda a sexta-feira seguindo um cronograma de bairros (confira abaixo).

Atualmente, o óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado na produção de resina para tintas, sabão, detergente e biodiesel – um combustível alternativo. Mais informações sobre o descarte correto do material podem ser obtidas no departamento. O telefone é o (19) 3802-8000, ramal 233.

Cronograma de coleta de lixo reciclável em Holambra – sempre com início às 7h

SEGUNDA-FEIRA
Período da manhã: Rota dos Imigrantes (Supermercado Eva), Praça dos Pioneiros (Restaurante Madurodam), Rua Íris (Pencom), Alameda Maurício de Nassau (Centro Social, Prefeitura, Policlínica, Escola São Paulo), Jangal, Zoet en Zout, NAOTT, Girassóis de Holanda, Rua Primavera, Rua Camélias, Rua Campo de Pouso e Rua Campo das Palmas.

Período da tarde: Rua Dória Vasconcelos, Câmara Municipal e entorno, Residencial Portal do Sol, Antigo Veiling, Aqualine e Residencial Vila das Tulipas.

TERÇA-FEIRA
Período da manhã: Jardim Holanda, Morada das Flores e Jardim Flamboyant.

Período da tarde: Parque dos Ipês, Condomínio Flor D’Aldeia e parte da Avenida das Tulipas (Lago do Holandês).

QUARTA-FEIRA
Período da manhã: Centro (Supermercado EVA, Posto Pioneiro) e Parque Residencial Groot.

Período da tarde: Jardim das Tulipas.

QUINTA-FEIRA
Período da manhã: Residenciais Vila de Holanda e Nova Holanda.

Período da tarde: Residencial Palm Park, Chácaras e empresas no caminho do antigo Aterro Municipal de Resíduos.

SEXTA-FEIRA
Período da manhã: Centro (Alcione, Supermercado EVA, Posto Pioneiro, LG Campos), Rota dos Imigrantes, ruas paralelas à Rota dos Imigrantes até a Rua da Amizade (Rua Coberta).

Período da tarde: Entorno da Nossa Prainha, Rua Solidagos, Avenida das Tulipas (Centro), Residencial Filhos do Sol e Residencial Vila das Tulipas.

Observações:
-A cada 15 dias a coleta é realizada no bairro Chácaras Camanducaia.
-Ponto de Entrega Voluntária: cesto ao lado da Banca do Mané (Praça dos Pioneiros).


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.