02/09/2021

População estimada de Holambra cresce 38% e ultrapassa 15 mil habitantes

De acordo com o Censo realizado em 2010, o município possuía 11.299 habitantes

Da redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a projeção populacional do Brasil superou a marca de 213 milhões de pessoas. Em Holambra, a estimativa ultrapassou a marca de 15 mil pessoas.

De acordo com o último Censo, realizado em 2010, o município possuía 11.299 habitantes. Hoje, Holambra possui 15.605, sofrendo um aumento populacional de 38,10%.

Sobre os métodos utilizados para se chegar à este número, o IBGE assegura que são realizados estudos comparativos entre os Censos de 2000 e 2010 e cálculos matemáticos. Porém, ainda não foram incluídos e analisados os efeitos da pandemia de Covid-19 na projeção. “Os efeitos da pandemia da Covid-19 no efetivo populacional não foram incorporados nesta projeção, devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo. O Censo Demográfico 2022 trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções populacionais, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população em curto, médio e longo prazo”.

Métodos utilizados

O último Censo realizado pelo IBGE aconteceu em 2010. Assim, em todas as projeções divulgadas pelo instituto são aplicados diversos métodos de captação de informações. “As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010”, diz trecho da publicação do IBGE.

O órgão assegura que estes tipos de dados, e a divulgação deles, além de ser por força de Lei (8443/1992), auxilia nos trabalhos do Tribunal de Contas da União (TCU) e para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios; alterando assim muitos indicadores sociais, demográficos e econômicos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.