25/06/2019

Pequenos negócios impulsionam economia do Turismo em Holambra

Turismo gera 5,3% de empregos na Região Metropolitana de Campinas

Holambra é uma das 17 cidades da Região Metropolitana de Campinas (SP) no Mapa do Turismo Brasileiro. Um levantamento do Observatório PUC-Campinas mostra que o turismo é responsável por 5,3% dos empregos gerados nesses municípios, e aponta que são os pequenos negócios que impulsionam o setor.

Em Holambra, a modalidade que mais rende para o turismo é Águas e Flores, assim como Jaguariúna (SP) e Pedreira (SP). Já na categoria Bem-Viver estão as cidades de Campinas (SP), Americana (SP), Hortolândia (SP), Sanda Bárbara D’Oeste e Sumaré. Artur Nogueira (SP) e Engenheiro Coelho (SP) estão na categoria Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana.

Ainda segundo o levantamento, 60% das vagas geradas são de pequenas empresas, portanto, os empresários locais têm um importante papel na economia regional. O estudo da economista Eliane Navarro Rosandiski diz que 12% dos postos de trabalho são gerados por empreendedores individuais, e 48% por microempresários, em empresas com até quatro funcionários. Empreendimentos com mais de 20 colaboradores respondem a 7% da fatia de distribuição de vagas formais na RMC.

Vale ressaltar que Holambra apresentou alta no número de contratações ligadas ao setor de Turismo em relação aos períodos de 2017 e 2018. Os dados foram levantados pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e divulgados recentemente pelo Observatório Metropolitano de Indicadores (OMI) da RMC.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.