05/04/2017

Parlamentar apresenta Projeto de Lei que promete diminuir tarifa da água em Holambra

Documento diz que redução pode chegar a 35%

Leonardo Saimon

O vereador Cido Urso (PTB) apresentou em tribuna na sessão desta segunda-feira (3) um Projeto de Lei (PL) que, segundo ele, deve reduzir em até 35% a tarifa da água cobrada em Holambra. O PL 05/2017 obriga a concessionária Águas de Holambra a implantar ventosas hidráulicas em todos os hidrômetros do município. A concessionária, no entanto, diz não haver nenhum tipo de eliminador de ar aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Cido Urso 1-1491316506

A pauta da água em Holambra ganhou um novo capítulo em tribuna. Desta vez, o PL de autoria do vereador Cido Urso (PTB) supõe que a entrada de ar tem aumentado o valor da conta de água dos holambrenses. Em documento apresentado em plenária, o vereador admite não haver dados concretos que atestem tal relação, mas garante que as recorrentes reclamações dos munícipes o levou a sugerir o projeto.

“O ar representa, segundo estatísticas, pelo menos, cerca de 20% a 35% do consumo cobrado pelas distribuidoras do nosso país”, argumenta o parlamentar. No projeto, Cido (PTB) diz que quando há o desligamento da rede, surgem bolsões de ar nas tubulações. Tais bolsões, chegam ao hidrômetro e fazem o contador girar mais, fato que eleva a tarifa da água. “As ventosas são aparelhos automáticos destinados a expulsar o ar quando houver necessidade, evitando assim que os relógios o registrem como consumo”, diz o documento.

O vereador levou em tribuna a conta de água de um consumidor, que estava em sessão, em que apresentava variações discrepantes entre um mês e outro. E refutou as respostas referentes aos requerimentos enviados pela concessionária. “O que ela mandou de resposta não condiz com que de fato ela fez. Ela veio, sim, nas casas e fotografou os hidrômetros, mas não retornou mais”, disse.

Cido Urso 3-1491316579

Requerimento

Esta não é a primeira vez que o parlamentar tem questionado o trabalho da concessionário Águas de Holambra. Logo na primeira sessão, Cido (PTB) ao lado de Serjão (SD) deram entrada em um requerimento, pedindo informações sobre a troca dos hidrômetros. Um dos questionamentos tratado no documento perguntava à empresa se havia válvula de escape de ar nos hidrômetros da cidade. Por unanimidade, o documento foi aprovado em tribuna.

Águas de Holambra  

Em resposta ao documento aprovado na primeira sessão, a concessionária Águas de Holambra informou que após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), 2.871 hidrômetros foram trocados na cidade. E que somente a Águas de Holambra foi responsável pela mudança de 2.400 unidades e o Serviço de Água, Esgoto e Drenagem Urbana de Holambra (Saehol) trocou 400 hidrômetros.

“Em todos os casos, os usuários reclamaram do valor de suas faturas, o que motivou a realização de visitas técnicas pelos colaboradores da concessionária nos imóveis dos usuários, sendo que, em sua maioria, foram identificadas suspeitas de vazamentos internos”, explicou a concessionária no documento.

A empresa disse ainda que não existe nenhum tipo de eliminador de ar aprovado pelo Inmetro e que a rede é abastecida por gravidade e que, por isso, não há necessidade de colocar válvulas de alívio de pressão. A concessionária também esclareceu no documento que, em 2016, a empresa recebeu 408 reclamações e que todas estas foram solucionadas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.