03/10/2019

Outubro terá bandeira amarela para energia elétrica em Holambra

Mudança aconteceu depois de quatro meses seguidos com a bandeira vermelha

Da redação

Holambra terá bandeira tarifária amarela em outubro. A bandeira indica que a energia terá o custo de R$ 1,00 para cada 100 quilowatts-hora consumido. A informação foi divulgada no site oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a Aneel, embora a previsão hidrológica para o mês indique tendência de vazões próximas à média, o patamar da produção hidrelétrica continua estável, o que motiva o acionamento da bandeira amarela. As cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia terá maior ou menor custo frente à função das condições de geração. Com isso, o consumidor obtém informações mais claras a respeito do consumo e pode utilizar a energia elétrica de forma mais eficiente, evitando desperdícios e a surpresa ao receber a conta para pagar. Depois de cinco meses seguidos na cor verde, a bandeira tarifária estará agora na cor amarela, adicionando um custo extra na conta de energia elétrica.

Formas de economizar energia

  • Chuveiro elétrico: tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; selecionar a temperatura fria ou morna durante o verão; verificar as potências no chuveiro e calcular o consumo
  • Ar condicionado: não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado ligado; manter os filtros do aparelho sempre limpos; reduzir ao máximo o tempo de utilização do ar condicionado; instalar cortinas nas janelas que recebem diretamente a luz do sol.
  • Geladeira: deixar a porta da geladeira aberta somente o tempo que for necessário; regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções; nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira; reservar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos e roupas; não forrar as prateleiras da geladeira; descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação de forma regular.
  • Iluminação: aproveitar a iluminação natural nos ambientes, lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair dos cômodos da casa; pintar as paredes dos ambientes com cores claras.
  • Ferro de passar: juntar roupas para passar de uma só vez; separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura; nunca deixar o ferro de passar ligado enquanto faz outra coisa.
  • Aparelhos em stand-by: retirar os aparelhos da tomada quando possível ou, também, durante longas ausências da residência.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.