20/05/2018

Organizadora fala sobre novidades na Gincana de Tratores em Holambra

Ivonne de Wit explica detalhes do evento que deve movimentar toda a região

Da redação 

Holambra já está preparada para receber a 3ª Gincana de Tratores. O evento, assim como diversas atividades promovidas pelo Executivo e por outras entidades, faz parte das comemorações de 70 anos da imigração holandesa no município. A gincana ocorrerá no dia 2 de junho, às 7 horas. 22 novos jogos estão programados e devem divertir os participantes em suas carretas durante todo o dia.

Para conversar um pouco sobre a 3ª Gincana de Tratores, o Portal Holambrense entrevistou Ivonne de Wit, uma das organizadoras so evento. Em pauta, novidades e expectativas para a gincana, que deve movimentar dezenas de participantes e famílias de Holambra e região. Confira:

Como surgiu a ideia de realizar a primeira Gincana de Tratores? Os holandeses sempre foram muito festeiros e os 50 anos anos sempre foram muito comemorados. Para não passar em branco, uma comissão composta por três casais decidiram organizar uma gincana. A escolha do trator como meio de transporte foi estratégica: muito utilizados desde o início da colônia, é uma veículo que permite a participação de muitas pessoas num mesmo grupo, bem como de muitas carretas, tendo em vista que na cidade ainda existem muitas delas por aí.
A divulgação do evento gerou muita repercussão. A que se deve tanto sucesso? Esta gincana é realizada apenas a cada dez anos então todos os que já participaram no passado ficam na expectativa da próxima edição. Também os visitantes ficam curiosos, pois é um evento muito peculiar. Até a televisão está sendo esperada para transmitir o evento no dia 2/6.
Como é feita a elaboração dos jogos que serão realizados na competição? Holambra já possui uma tradição que vem de muito tempo na realização de gincanas. A gincana de charretes já está na sua 45a. edição, o Zeskamp também é muito antigo. Em todas elas são criados jogos que abusam da criatividade e desafiam as habilidades dos competidores. Tem carreta que vai muito bem em jogos de agilidade, outra que vai melhor em desafios mentais e assim por diante. Além disso, tem carreta com crianças pequenas que acabam tendo vantagem em algumas provas e outras que se dão bem com a experiência e memória dos mais velhos. Como a gincana é familiar, pensamos em provas que possam ser feitas por pessoas de todas as idades. Estamos desde janeiro pensando em cada detalhe da gincana e os jogos são a parte principal. Nosso objetivo é levar diversão aos participantes, então pensamos em jogos engraçados e criativos. Todos serão duplicados para que não haja atraso e todos tenham tempo suficiente para passar por todos os 23 pontos que estabelecemos.
Que características fazem de Holambra um lugar ideal para se realizar este evento? Além da tradição, em Holambra ainda há um grande senso de comunidade. Isso é essencial para a realização deste tipo de evento. Muitas vezes precisamos contar com a colaboração dos proprietários dos sítios, que gentilmente nos cedem o espaço para a realização dos jogos, muitos voluntários que cuidam dos jogos e marcam a pontuação das carretas, sem contar os participantes, que sempre levam o evento na esportiva, mesmo que aconteçam acidentes. Sem isso, acho que seria impossível realizar uma gincana com tanto sucesso como as que fazemos em Holambra.
Que novidades os participantes podem esperar este ano? Acredito que os jogos serão o ponto alto desta gincana. Nenhum dos nossos jogos foram realizados antes, pois estão sendo criados e construídos do zero. Além disso, como estamos aguardando cerca de 100 carretas, ficamos preocupados com o tempo para a execução de todos os jogos e o tempo de deslocamento. Sendo assim, todos eles foram duplicados – assim, se duas carretas chegarem ao mesmo tempo, nenhuma precisará esperar para participar. Acreditamos que um evento deste porte pede isso e nós queremos que seja inesquecível! No final da gincana acontece o tradicional desfile de carretas, que deverão estar enfeitadas, pelo centro da cidade. Este será, com certeza, um grande espetáculo para os visitantes e moradores que não puderem participar por algum motivo. O almoço, que está sendo organizado pelo Clube, acontecerá ao lado do ginásio de esportes, próximo à Igreja Matriz, e contará com uma grande praça de alimentação, música ao vivo, brinquedos infláveis para as crianças… Será uma momento de se confraternizar com a família e amigos até a premiação que recompensará as 10 carretas mais bonitas e com melhor desempenho na gincana.
Como os 70 anos da imigração inspiram esta edição da gincana? A gincana surgiu devido às comemorações dos 50 anos de imigração holandesa à Holambra e acabou virando tradição. Então, a cada 10 anos, ela é realizada em homenagem aos bravos pioneiros e também a seus descendentes que perpetuam as tradições na cidade. É claro que alguns jogos estarão ligados ao tema da imigração ou a cidade, mas todos, mesmo quem não mora aqui há tanto tempo, serão capazes de realizá-los.
Por que os holambrenses e moradores da região devem participar da 3ª Gincana de Tratores? Porque é muito divertido, acima de tudo! rs É um momento de estar com a família e amigos, de relembrar o passado, contar histórias, se divertir com os jogos e confraternizar com os moradores da cidade.
……………………………………..Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.