12/03/2017

Organizador do rally fala do potencial de Holambra na modalidade

Rodrigo König é competidor e um dos responsáveis em trazer modalidade para a Cidade das Flores

Leonardo Saimon

Rodrigo König joga para o alto, mas tem dificuldades para contabilizar quantas competições já participou direta e indiretamente. É que faz muito tempo que o organizador do primeiro Rally de Holambra entrou neste universo, desde 1998 para ser mais exato. Em 2003, após cinco anos na categoria Regularidade, trilhou rumos maiores e mais rápidos e decidiu ir para a modalidade Velocidade. A paixão pelo esporte sempre o acompanhou, mas agora, ele não só compete, como também organiza as competições, por meio da agência Hangar 8.

Rodrigo 1-1489171796

O primeiro Rally de Holambra promete movimentar a Cidade das Flores e espera atrair turistas, e também interagir com os moradores do município. A organização do evento quer incentivar a participação dos holambrenses mesmo que tenham pouca ou quase nenhuma experiência com a modalidade. Por isso, uma categoria irá contemplar os interessados que desejam participar, mesmo que nunca tenha corrido. Serão 100 vagas e os três melhores colocados receberão um troféu. As inscrições já podem ser feitas pela internet.

O bate-papo flui e as novidades sobre o rally não terminam. O maior desejo de König, contudo, é que Holambra e região sejam referência em abrigar o esporte. König também fala do projeto social Ideia Fixa que visa atender cerca de 100 crianças no município.

Como surgiu o interesse pelo rally? Meu primeiro contato com o automobilismo foi no meu primeiro emprego. Eu trabalhei como cronometrista nas pistas e quando sai da empresa, o gosto pelo esporte já estava no sangue. Resolvi então participar de um Rally de Regularidade (com carros de rua, sem modificações) e apesar do péssimo resultado, gostei do ambiente e fiz muitos amigos. Então eu acho que o maior interesse pintou realmente nessa época, participando de um esporte com carros comuns, pouco investimento e que pude fazer muitos amigos.

Como você vê a modalidade no Brasil? O rally sempre viveu altos e baixos, como qualquer outro esporte. Já falamos do tênis, do vôlei, basquete, e isso geralmente acontece quando um grande competidor consegue se destacar internacionalmente. Depois esfria e o futebol acaba sendo sempre protagonista. O rally não é diferente. Ele tem um espaço consolidado, com mais de 6.000 praticantes no Brasil, mas é voltado para um publico fiel, que gosta de automobilismo. Acho que com o aumento do interesse da mídia, podemos realizar eventos maiores e mais atrativos, e também lançar duplas nos eventos internacionais. Esse ano, em janeiro, pela primeira vez na história, uma dupla de brasileiros ganhou o Rally Dakar. Ou seja, já estamos no caminho e acredito que o investimento no rally esse ano será melhor.

 Você também é competidor? Sim. Comecei minha carreira como piloto de rally em 1998. Depois, com a falta de amigos navegadores, acabei passando para a “cadeira do lado” (risos) e comecei a navegar. Conquistei muitos títulos estaduais, fui Campeão Brasileiro e representei o Brasil no Rally Dakar 2010. Ano passado fui 3º colocado no Rally dos Sertões e 3º colocado no Campeonato Brasileiro de Rally, ao lado do Tiago Reijers, piloto de Holambra.

Rodrigo 3-1489171810


“Conquistei muitos títulos estaduais, fui Campeão Brasileiro e representei o Brasil no Rally Dakar 2010”


Quais as conquistas que você já teve na modalidade? Campeão Paulista, Campeão Paranaense, Campeão Catarinense, Campeão Brasileiro entre outros títulos como pódio em 2 Rallys do Sertões e a Participação no maior evento do mundo, o Rally Dakar.

Qual o perfil de alguém que deseja começar no rally? Nós temos várias categorias de rally, mas no caso do regularidade, que faremos em Holambra, apenas vontade. Pode usar qualquer carro 4×2 ou 4×4, pode juntar irmão, pai, mãe, namorado ou namorada, primos e amigos e se inscrever. O rally é um passeio controlado, em pista boa, sem danificar o carro. Então a vontade de correr é o que mais vale, de resto é muito simples. Teremos uma aula gratuita no sábado pela manhã para que os novatos aprendam a navegar, e isso é mais que o necessário para os fãs se tornarem competidores.

Holambra vai sediar o evento pela primeira vez. Quais as expectativas? Muito boas! Eu estou acostumado a competir em todo o país, e tive a oportunidade de trazer uma etapa do rally para cá. Sem contar a parte técnica que está espetacular, com piso bom, paisagens lindas, Holambra tem tudo para atender os turistas que são grande parte do público do rally. Será uma festa muito boa, dentro e fora da Expoflora. Teremos uma novidade também nesse rally. Dentro do parque de exposições, faremos uma Super Prime – corrida entre 2 carros ao mesmo tempo) – que o público poderá ver de perto as 18h de sábado e as 14h de domingo.

Rodrigo 5-1489171824


“Meu primeiro contato com o automobilismo foi no meu primeiro emprego”


Você vê potencial de tornar Holambra numa referência neste esporte? Por que? Esse é o planejamento. Quando apresentei o projeto à Prefeitura, a ideia já era tornar a região toda (Holambra, Mogi Mirim, Itapira, Posse, Artur Nogueira e Jaguariúna) em um polo do estado. Depois que conhecemos a natureza local, as trilhas e o poder receptivo da região, eu projetei em um futuro breve, a realização de etapas do Campeonato Brasileiro de Rally e até mesmo o Sul-americano.

O primeiro rally vai trazer um projeto social intitulado Ideia Fixa. Qual o intuito de mesclar a competição com esta ação social? Todos os eventos que realizamos na Agência Hangar 8, colocamos os interesses sociais com o pauta e não foi diferente no rally. Quando vem produtores de eventos de fora, acabam usando a cidade e não contribuem socialmente. Ganham dinheiro as custas do município. Nós sempre damos contrapartidas sociais para compensar isso. No nosso caso, atraímos turistas o que causa um impacto positivo na cidade, mas também queremos deixar um legado social, fazer com que a população abrace o evento e cuide dele em conjunto com a gente. O Ideia Fixa vai atender 100 crianças do ensino municipal com um kit super bacana de higiene. Acho que teremos muitos pais e competidores orgulhosos e no futuro novos fãs das corridas.

O que os visitantes podem esperar deste evento? O Rally de Velocidade é rico em alto desempenho. A população verá carros com mais de 300 cavalos correndo a 150km/h nas estradas municipais. Só isso já é uma aventura e tanto. Porém, para deixar o evento mais atrativo ainda, faremos uma grande festa na Expoflora, durante os 2 dias. Teremos fanfarra, danças locais, shows musicais, exposição de carros antigos, tricíclos e Trekker Trek, além de uma praça de alimentação com Food Trucks e Parque Kids. Será um evento para todos os gostos.

Rodrigo 4-1489171840

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.