04/09/2018

ONG incentiva doação de órgãos durante a Expoflora

Projeto existe há 14 anos

Da redação

A Organização Não Governamental (ONG) Doe Vida já existe há 14 anos e marca presença na Expoflora desde 2003, um ano antes de se consolidar. O objetivo da organização é conscientizar e incentivar a população sobre a doação de órgãos.

Izilda Cristina Reinelt é a fundadora da ONG Doe Vida. Ela conta que o projeto surgiu inicialmente com o desejo de ajudar as filhas dela e, posteriormente, se expandiu. “Tenho três filhas. Minha primogênita e as gêmeas precisavam de transplante. Depois de ter conseguido para elas, fiz do projeto uma missão”, afirma.

As filhas de Izilda receberam o órgão (rim) de dentro da família. O pai doou para a mais velha, Izilda para uma das gêmeas, e uma prima de 3º grau doou para a terceira filha. Mesmo se não for da família, para ser realizada a doação, o paciente e o doador necessitam ter compatibilidade sanguínea.

“Não fiz apenas por elas, faço pelo ser humano. O nome disso é compaixão. Eu vejo muita gente que passa por aqui e há anos não tinha problema nenhum e, hoje, está em uma fila de espera”, declara a fundadora.

A ONG tem uma barraca fixa na Expoflora e marca presença durante todo o evento, vendendo produtos para arrecadar fundos que são revertidos para pacientes em situação de risco. “A Doe Vida doa cestas básicas para clínicas SUS, cadeira de banho, de rodas, medicamentos, fraldas etc. Tudo da venda de produtos”, explica Izilda.

O objetivo principal da Doe Vida é a divulgação e esclarecimentos sobre doação de órgãos. Durante a Expoflora, a ONG marca presença na barraca fixa próxima à avenida principal, das 9h às 19h. Durante o restante do ano, é possível acompanhar os projetos da organização pelo site oficial ou página do Facebook.

Interessados em ajudar podem adquirir os produtos produzidos pela Doe Vida na barraca da Exposição, ou pela própria loja virtual do projeto. “Além de comprar os produtos, as pessoas podem se informando sobre a doação de órgãos e se disponibilizando a doar”, pede. Além disso, é possível se voluntariar para o projeto nos mesmos endereços eletrônicos citados anteriormente.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.