19/09/2016

Ocorrências ligadas a porte de drogas triplicam em Holambra

Número de prisões em flagrantes também cresceu nos últimos dois anos

Leonardo Saimon

O número de ocorrências registradas por porte de entorpecentes em Holambra triplicou nos últimos dois anos e totalizaram 15 casos de janeiro a julho de 2016. Um aumento exponencial de 200%. No mesmo período, em 2014, a cidade contou com apenas cinco ocorrências, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Somente nos sete primeiros meses deste ano, a cidade já registrou quase o dobro das ocorrências vista durante todo o ano de 2014, que na época registrou apenas 8 casos. De janeiro a julho de 2015, Holambra registrou quatro ocorrências a menos que o mesmo período deste ano

delegacia interna-1467309372

No ano passado, foram contabilizados 20 registros policiais por porte de entorpecente, quase três vezes mais do que o ano anterior. Os dados também apontaram que o número de pessoas presas em flagrantes na cidade dobrou nesses dois anos. Em 2014 foram oito casos contra 16 já registrados de janeiro a julho de 2016.

A delegada de Holambra Juliana Belinatti explica que estes números não correspondem à realidade do município uma vez que a cidade não apresenta índices muito elevados. Ela concorda de que há uma crescente nos últimos anos, e diz que o fenômeno não é natural.  “Não explodiu este ano, tem sido uma crescente. Este ano, por exemplo, a gente teve um roubo que resultou na prisão de três pessoas. Eram três ocorrências que foram para seis o que não é comum. Os dados não correspondem a uma verdade como se fossem em cidades grandes como Campinas”, afirma.

delegada-2-1473862854

Juliana Belinatti: “Não houve uma explosão este ano. Este fenômeno é uma realidade crescente”, explica.

Os dados com relação a apreensão de drogas, segundo a delegada, não precisam preocupar os moradores porque refletem o trabalho efetivo do policiamento local no combate a entorpecentes. “As apreensões muitas vezes são de usuários e não de traficantes. Holambra não tem traficantes. Então a quantidade de entorpecentes apreendidos é muito pequena”, pontua. “Houve uma época em que acontecia bastante furto à residência, agora parou mais um pouco. Atualmente, as maiores ocorrências em Holambra estão relacionadas a embriaguez no volante e pequenos furtos”.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.