21/09/2016

Obras no Lago do Holandês devem garantir água de qualidade para Holambra

Um dos principais cartões postais da cidade estava abandonado há tempos, mas agora passa por uma série de manutenções.

Leonardo Saimon

As obras no Lago do Holandês seguem a todo o vapor e devem garantir uma maior reserva hídrica e abastecimento de qualidade aos moradores de Holambra. Um dos principais cartões postais da cidade estava abandonado há tempos, mas agora passa por uma séria de manutenções. Segundo a Prefeitura, a obra que começou no início de junho está em ritmo “satisfatório” e dentro do cronograma estabelecido. Atualmente, o lago está sendo dragado e desassoreado para aumentar a capacidade de reserva a fim de prevenir possíveis secas que possa afetar o município em anos posteriores.

Além disso, nesta etapa também são feitas a base para asfalto no estacionamento, alambrado, calçadas em torno dos chalés, recuperação de todo o madeiramento, instalações elétricas internas e externas e banheiros. Porém ainda são necessárias a recuperação de telhados, instalação de luminárias ornamentais, instalações hidráulicas e guarda-corpo em frente ao lago, e será executado na sequência. Todo a obra custou aos cofres Fundo de Interesses Difusos (FID), ligado à Secretaria de Justiça do Governo do Estado cerca de R$ 2,8 milhões.

capa-1474308197

DCIM100MEDIADJI_0036.JPG

O engenheiro Egberto Arruda Camargo, que é um dos responsáveis pelas obras no Lago do Holandês, explica que a draga faz a remoção do material que está sedimentado no fundo do lago, drenando o material para ser posteriormente transportado. “O material que é drenado fica depositado em caçambas esperando secar. Por isso, essa operação depende das condições climáticas”, explica. “Esse processo não só ajuda no aumento da reserva hídrica do lago evitando estiagem, mas na qualidade da água. Com esse investimento, as estações de tratamento do município poderão trabalhar com uma melhor qualidade de água”

O convênio que assegurou os recursos para a obra foi assinado no segundo semestre do ano passado. “Este investimento é importantíssimo para recuperar um dos locais mais bonitos da cidade que estava abandonado há muito tempo. Esse ponto de Holambra tem grande potencial para ser um local agradável para moradores e para turistas”, afirma a Prefeitura.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.