31/10/2016

O que nos torna humanos?

Filme documental comove com depoimentos acerca do que faz parte da trajetória humana

Impressionante. Este é o principal adjetivo que consigo pensar quando assisto ao filme documental cujo título original é ‘Human’. Dirigido pelo francês Yann Arthus-Bertrand, o documentário contou com depoimentos de diversas pessoas e das mais distintas esferas sociais, nacionalidades e vivências. Enquanto algumas relatam sobre o que é alegria, outras relatam acerca de episódios que foram marcados pela violência, pelo ódio ou pela falta de esperança.

humanfilme-1-1477916322

O filme documental coletou, ao todo, duas mil entrevistas em 65 países diferentes, mas somente 110 compõem a produção. Além dos entrevistados não conhecidos, há a participação de figuras políticas, do cinema e até da ONU, sendo que também contribuem com a força de cada entrevista coletada.

Entre os assuntos que mais chamam a atenção, estão agricultura, amor e migração. ‘Humano- Uma viagem pela vida’ comove e desperta a sensibilidade de quem assiste. É instigante perceber como há chances de pessoas de um mesmo país, com os mesmos direitos, terem rumos tão diferentes, sendo que para um deles o final nem sempre é bom. Por outro lado, o documentário trata sobre a vida e ao mesmo tempo sobre a fragilidade do viver em meio ao avançado mundo e não tão calorosos habitantes. São mulheres, crianças e homens que têm algo que vale a pena escutar sobre a vida e sobre como nossos dias são preenchidos por acontecimentos às vezes simples, mas ao mesmo tempo capazes de nos transformar em pessoas fortes, com sonhos e censo crítico.

humanfilme-1-1477916319

Como dito, há figuras importantes e conhecidas como também o mais simples humano da face da terra, a trabalhadora do lixão, a refugiada síria que está longe dos pais e filhos, o homem que sofreu violência doméstica e que teria todos os motivos para desconhecer o real sentido do que é amor, mas, ao mesmo tempo, há as testemunhas dos horrores do nosso planeta, do que o homem é capaz de se tornar para ter o que deseja.

humanfilme-2-1477916327

O componente humano está com certeza calcado na diversidade da vida de cada um, e o que torna tudo muito sensível e emocionante no documentário é a força com que o relato desconhecido consegue nos provocar. São 110 pessoas diferentes, com gostos e sonhos diferentes, mas que mesmo assim acreditam que sempre há algo que vale a pena ser dito sobre a vida.

Haverá mulheres de cabelos brancos que contarão sobre o fato de serem sobreviventes da época nazista. Desse mesmo modo, haverá mulheres de cabelos brancos que indagarão sobre a importância dos animais e como o planeta está sendo destruído. Em qualquer entrevista que seja, o que torna uma diferente da outra é como ela sensibiliza seu coração e o faz sentir que, por incrível que pareça, nunca existirá semelhança entre os humanos, pois todos conseguem contar, da sua maneira, como pode ser a trajetória vivida.

humanfilme-5-1477916342

São entrevistas legendadas e é possível assistir no YouTube como também assistir às entrevistas separadamente.

humanfilme-4-1477916337

************************************************************

10273231_10201025254673327_5337772269456958905_o

Verônica Lazzeroni Del Cet é estudante de Letras na Unicamp


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.