14/01/2017

Número de planos de saúde sofre queda de 8% em Holambra

Queda sinaliza maior demanda para postos públicos do município

Leonardo Saimon

O número de planos de saúde apresentaram leve oscilação negativa de 8% em setembro de 2016 em Holambra quando comparado ao mesmo período de 2013. Naquele ano o município apresentou alta na quantidade de clientes, mas de lá pra cá, esta realidade tem se invertido. Este mesmo período, foi o último em que a cidade apresentou aumento do primeiro para o segundo semestre. As informações são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que disponibiliza os dados de três em três meses.

Estes dados apontam para uma demanda superior de pessoas em unidades públicas de Saúde no município. Nesta última semana, o governador Geraldo Alckmin apresentou o programa Saúde em Ação e reforçou a construção de uma nova Unidade de Saúde e reforma de outra já existente no município.

Apesar dos números, Holambra não teve as maiores perdas entre os municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC), que também registraram queda de clientes. Mas a queda de 8% do município ficou bem acima dos 3,2% da média regional. Os índices também sinalizam maior demanda para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, para Saúde, o Executivo Municipal prevê investir cerca de R$ 13 milhões ou 14% da receita arrecadada.

procedimentos-medicos-630x400-1478620350

O diretor de Saúde Valmir Marcelo Iglesias acredita que a procura por atendimento público como resultado de reduções de planos de saúde é provável, mas garante que Holambra conta com um atendimento forte. “Muitos moradores que dispõem de convênios médicos já utilizam o pronto-atendimento da Policlínica Municipal pela proximidade e pela qualidade dos serviços oferecidos. Na atenção básica, duas novas unidades foram inauguradas nos últimos dois anos, ampliando expressivamente a capacidade de atendimento e a oferta de consultas agendadas”, destaca Iglesias.

Além disso, Holambra foi um dos quinze municípios contemplados pelo projeto Saúde em Ação, o qual é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio da Secretaria da Saúde do Estado. A iniciativa pretende construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Jardim das Tulipas. Holambra também deve ser contemplada com a ampliação do PSF Palmeiras.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.