05/05/2016

Nova ETA será inaugurada neste sábado em Holambra

No mesmo dia reformas da Estação de Tratamento de Esgoto também devem ser entregues.

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Holambra, construída no bairro Jardim das Tulipas, será inaugurada neste sábado (7) juntamente com a entrega das obras de revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto, no Fundão.

A ETA, que opera em fase de testes há cerca de um mês, já se encontra ativa e atende, atualmente, a maioria os bairros da zona urbana da cidade – exceção feita ao Centro. A estrutura do novo sistema, mais moderna, permitirá ao município dobrar sua capacidade de captação, tratamento e distribuição de água para as famílias holambrenses.

Para o prefeito da cidade, Fernando de Godoy, a entrega da obra é um importante passo no sentido de solucionar o maior problema enfrentado pelo município nos últimos anos. “Resolver as limitações do nosso tratamento de água sempre foi nosso maior desafio e prioridade. Batalhamos muito para conquistar os recursos necessários e, em seguida, para entregar o mais rápido possível aos moradores da cidade uma estação nova, adequada e 100% nossa”, disse, fazendo referência à antiga estação localizada na Nossa Prainha, doada à cidade há mais de 20 anos após descarte feito por Santo Antonio de Posse.

O término da nova ETA é resultado de um investimento de pouco mais de R$ 2 milhões feito com apoio do Governo do Estado. A solenidade de inauguração, prevista para as 10h, deverá contar com a presença de representantes da concessionária Águas de Holambra e autoridades locais, regionais e estaduais.

“Os holambrenses foram expostos, por muito tempo, a uma água tratada de maneira inadequada em uma estação de operava no limite. O término dessa obra permitirá que Holambra inicie um novo capítulo em sua história de desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

tratamentoagua2_8908e7a2ff690a527a43b14094dad7e3e850cb56

Segundo o superintendente do Serviço de Água, Esgoto e Drenagem Urbana de Holambra (SAEHOL), Antonio Carlos Bernardi Junior, o sistema trata atualmente aproximadamente 30 litros por segundo, mas tem condições estruturais e técnicas para ampliar sua produção para até 50 litros, garantindo uma margem segura para o crescimento da cidade pelos próximos anos.

Os recursos hídricos também foram ampliados. De acordo com Bernardi, Holambra detém desde 2014 outorga para utilização de água no Rio Camanducaia. O sistema de captação já foi construído. O abastecimento, no entanto, continuará a ser feito a partir do Lago do Holandês até que seja necessária sua ampliação.

tratamentoagua1_4498c91f75bbf0df37edfe1f23d4548f479f2b26

ETE

As obras de recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), instalada no bairro Fundão, também serão entregues nesse sábado em ato simbólico marcado para às 9h. O sistema recebeu ao longo do último ano investimentos obtidos por meio de parceria com a iniciativa privada para reativar todos os estágios de tratamento de efluentes.

A ação, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é a primeira voltada para melhorias na Estação em muitos anos. “Ampliamos o sistema de tratamento de água e recuperamos o tratamento do esgoto. São obras muito importantes para garantir saneamento e saúde pública aos moradores da cidade”, afirmou.

tratamentoesgoto1_3040edf7d23f43c13a93013ba9981b3799aed0da


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.