12/10/2017

No Dia da Nossa Senhora Aparecida, moradora de Holambra conta história de devoção

Confira alguns relatos de holambrenses devotos à santa

Da redação

Nesta quinta-feira (12) é comemorado o Dia da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por todo país, fiéis devotos à santa comemoram a data que muito significa para a cultura brasileira. Em Holambra, as festividades tiveram início no último sábado (7), ao lado da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, às 19h30. Esta foi a parte festiva das homenagens à padroeira.

Na ocasião, cerca de 4 mil pessoas compareceram à quermesse, que contou com música, apresentações, praça de alimentação e jogos. Já para esta quinta-feira (12), dia em que será celebrada a parte religiosa do aniversário de 300 anos da aparição da santa, uma procissão acontece a partir das 9 horas, na Rua Coberta e seguirá em direção à Igreja Matriz Divino Espírito Santo, onde haverá a benção e, em seguida, a missa solene.

Devoção

É com lágrimas nos olhos que Rosalina Samogim, de 66 anos, responde à pergunta que reflete sobre a importância da Nossa Senhora Aparecida em sua vida. “Tudo. Ela é tudo”. Sem querer mostrar o rosto, afirmando que muitas outras pessoas são importantes e que também mereciam aparecer, a senhora de pensamentos rápidos e lúcidos conta que são inúmeros os testemunhos da padroeira do Brasil em sua trajetória na Terra. “Ela é a mãe de Jesus, nossa mãe. Sinto a presença dela todos os dias, desde que me conheço por gente”.

Nascida em Presidente Bernardes (SP), Rosalina mora há 27 anos na “Cidade das Flores” e diz ter orgulho de carregar a devoção à santa desde o dia em que veio ao mundo. “Toda minha família é devota e carrega esse orgulho pela mãe de Jesus. Todos os anos vou duas ou três vezes até Aparecida do Norte”. E ela garante que as visitas à basílica não tem nada de turísticas. “Vamos em romaria, com o objetivo de prestar nossa homenagem à santa”, afirma.

Muito orgulhosa, exibe na sala a imagem da padroeira. “Na noite do dia 11, nós já preparamos tudo para a procissão que acontece no dia 12. Enfeitamos tudo para que na hora certa os fiéis prestem a homenagem. É um dia maravilhoso em que todos nós viramos uma família, com uma mãe em comum”.

História

Em 1717, três pescadores decidiram seguir de barco pelo Rio Paraíba em busca de peixes para preparar um banquete em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida. Após navegarem por muito tempo sem sucesso, rezaram para Nossa Senhora. Algum tempo depois, surgiu na rede de pesca a imagem de uma santa sem cabeça, feita de terracota. Ao lançarem novamente a rede, encontraram a cabeça da imagem.

Os pescadores guardaram as duas partes da santa embrulhadas. Assim que jogaram a rede novamente, os peixes vieram em abundância, fazendo com que tivessem que retomar ao porto com rapidez por conta da grande quantidade pescada após encontrarem a imagem.

A imagem foi descoberta na segunda quinzena de outubro, porém, a festa de Nossa Senhora é comemorada no dia 12 de outubro, quando o Papa, em 1980, consagrou a basílica. A importância de Nossa Senhora Aparecida para o Brasil fez com que a santa fosse eleita padroeira nacional. Pela lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, foi decretado que o dia 12 de outubro seria feriado nacional e que o país reconheceria a santa como padroeira.

Sua basílica é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e a quarta mais visitada.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.