10/12/2016

Mutirão contra Aids e Sífilis registra cerca de 100 consulta em Holambra

Foram cerca de 30% a mais do que no ano passado

Texto:Leonardo Saimon/ Fotos: Diego Faria

capa-1481217234

Mutirão levou cerca de 100 holambrenses a realizarem o exame

A campanha do Governo Federal de conscientizar e sensibilizar a população quanto a importância de realizar exames preventivos de combate à Aids chegou em Holambra e surtiu efeito.  Entre os dias 1 e 9, o município contou com um mutirão de que mobilizou os moradores a se consultarem sem agendamento. Foram cerca de 100 exames rápidos realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Imigrantes somente neste período. A expectativa superou o Departamento de Saúde ao registrar algo em torno de 30% a mais do que era esperado.

“A campanha que consistia na consulta sem agendamento foi somente nesta semana. Mas este tipo de exame perdura durante todo o ano em várias UBSs do município”, explica a coordenadora do projeto na cidade Marileusa Portela.

A coordenadora reforça que além de exames de identificação do vírus HIV, tanto o mutirão quanto os exames disponíveis no município, também apontam outros tipos de doenças como hepatites virais.

interna-1-1481217299

Testes podiam ser feitos sem agendamento e o resultado saia em 15 minutos

interna-2-1481217358

Método contraceptivo é uma das ferramentas mais eficazes no combate a doenças venéreas

“Os exames em geral são rápidos e o resultado não duram mais que 15 minutos. A cada ano, a população de Holambra tem atendido essas campanhas o que resulta em um aumento na demanda pela consulta durante as edições”, conclui Marileusa.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.