03/08/2016

Mulheres ultrapassam eleitorado masculino pela primeira vez em Holambra

Mulheres também são maioria no eleitorado regional e representam 52,2% dos eleitores da RMC.

Leonardo Saimon

As mulheres ultrapassaram o eleitorado masculino em Holambra pela primeira vez desde que se tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Ao todo 5.220 mulheres estão aptas para votar este ano, 287 eleitoras a mais que nas eleições de 2012, quando o TSE registrou 4.933. Por outro lado, Holambra tem hoje 5.185 homens eleitores. As mulheres também são maioria no eleitorado regional e representam 52,2% dos eleitores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

No município, 10.405 holambrenses devem ir às urnas nas eleições municipais, número 4% superior quando comparado às eleições de 2012. Na última eleição, Holambra contava com 10.002 pessoas aptas para votar. Na época, os homens ainda eram maioria do eleitorado com 5.069 eleitores. No entanto o índice de eleitoras subiu 5,8% ante 2,2% do eleitorado masculino e foi o suficiente para que elas representassem 50,1% dos eleitores municipais.

Os primeiros registros de eleitores de Holambra no TSE datam o ano de 1992. No período, o município tinha 2.373 eleitores homens e 1.828 eleitores do sexo feminino. De lá para cá, as mulheres cresceram 99,9% em número de eleitores e os homens 118%.

mulheres mais que homem-1470067721

A RMC possui 2,185 milhões de eleitores atualmente, segundo dados divulgados pelo TSE. O eleitorado da região cresceu 6,6% em comparação com a última eleição municipal, ocorrida em 2012, quando contava com 2,050 milhões de pessoas registradas. Ainda segundo o TSE, as mulheres dominam as urnas eletrônicas na RMC, com 1,138 milhão de eleitoras, contra 1,044 milhão de homens eleitores. Engenheiro Coelho é a única cidade com número majoritário de homens que devem ir às urnas nas próximas eleições.

Fenômeno natural 

Segundo Rogéria Beatriz, chefe do Cartório Eleitoral de Mogi Mirim, o aumento pode ser encarado com naturalidade. “Desde o início do ano passado nós constatamos um aumento de eleitores em Holambra, que pode ter sido motivado por diversos fatores. Sabemos que a população não apresentou a mesma taxa de crescimento do eleitorado, mas podemos constatar que muitas pessoas que já residiam em Holambra ainda não haviam transferido seus títulos, processo que vem se intensificando”.

Ainda de acordo com Rogéria, é natural que os residentes de um município desejem transferir o título para a cidade que possuem mais contato. “Durante o período eleitoral para presidente e governador não há muita alteração no eleitorado dos municípios. O contrário ocorre no período que vivemos agora, que é de eleições municipais. Muitas vezes o morador vota em outra localidade e, à medida que se envolve com o dia a dia da cidade, sente o desejo de transferir o título e participar das eleições, ao invés de apenas justificar o voto”, complementa.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.