21/10/2016

Mulheres de Holambra recebem orientações sobre câncer de mama

Ação ocorreu durante todo o dia na Rota dos Imigrantes.

Leonardo Saimon

outubro-rosa-1477075233

Por conta da campanha Outubro Rosa, as mulheres de Holambra tiveram a oportunidade de receber orientações preventivas contra o câncer de mama, durante todo o dia nesta sexta-feira (21), na Rota dos Imigrantes, próximo à Escola Estadual Ibrantina Cardona. Técnicos da Saúde estavam presentes para incentivar o auto exame em que a mulher pode fazer em casa.

“Se ela descobrir alguma alteração, é importante que ela procure o ginecologista para que ele passe o exame necessário para fechar o diagnóstico”, reforça a enfermeira Marileusa Silva.

A profissional informa que em Holambra as mulheres acima dos 50 anos, faixa indicada como prioridade no combate ao câncer de mama, são encaminha por um ginecologista, uma vez por ano, para Bragança Paulista onde são realizados os exames de mamografia. “Em Holambra, a população é bem atendida. Os índices são muito baixos porque a gente tem uma atenção básica que abrange e temos muitas procuras”, afirma Marileusa.

Indagada sobre a falta de um mamógrafo na cidade, a coordenadora da Atenção Básica Fernanda Amad afirma que não há contingente populacional suficiente em Holambra para que a cidade disponha de um equipamento de alta complexidade, como este. “Não faz falta um mamógrafo porque o atendimento está mais rápido, sem muitas esperas na demanda.”, completa Fernanda.  A campanha de conscientização, como a que foi promovida nesta sexta-feira em Holambra, faz parte do calendário de ações a nível nacional.

img_7994-1477075287

interna-1-1477075358

Outubro Rosa

O movimento mundial Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.