24/01/2018

Motoristas de Holambra poderão ter CNH digital a partir de fevereiro

Saiba como emitir a sua CNH Digital

Da redação

Os motoristas de Holambra contarão com a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de fevereiro. O documento eletrônico, cuja adesão é opcional, funcionará como um aplicativo gratuito, podendo ser baixado na Google Play Store e na App Store. Ele terá a mesma validade jurídica da CNH impressa, que continuará a ser emitida.

O primeiro Estado a adotar o novo formato do documento foi Goiás, ainda em 2017. Em seguida, outros Estados, como Alagoas, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, também passaram a aceitar o documento. No dia 1º de fevereiro, todos os órgãos estaduais responsáveis no país devem estar aptos para o serviço.

Na prática, uma das vantagens da CNH digital é que ela evitará transtornos para os motoristas que esquecerem de portar o documento quando estiverem dirigindo. Caso o condutor for parado pela polícia ou por agentes de trânsito, poderá mostrar pelo próprio celular a versão digital da carteira de habilitação, e poderá se livrar de uma multa por isso.

Agora, se o celular estiver sem bateria e o motorista não estiver portando a CNH impressa, a multa vem do mesmo jeito. Ressaltando que dirigir sem a carteira de habilitação é uma infração leve. A penalidade é uma multa no valor de R$ 88,38. Caso o documento seja extraviado ou roubado, o motorista deverá acessar o Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio da CNH digital.

Outra utilidade do documento digital será a possibilidade de consultar a pontuação da carteira. O aplicativo também alertará os motoristas da proximidade do vencimento da CNH. Além disso, por meio dele o condutor conseguirá “exportar” ou compartilhar o arquivo e usá-lo quando precisar de um documento autenticado.

Um detalhe importante é que a carteira de habilitação digital só poderá ser emitida para quem já possui a nova CNH, com QR Code, um código que pode ser lido por aparelhos eletrônicos. O QR Code está localizado na parte interna do documento impresso, mas apenas nos que foram impressos desde maio de 2017. Os motoristas que possuem a versão antiga precisam entrar em contato com o Detran e solicitar uma segunda via para só então emitir a digital.

Os custos para a emissão na CNH digital, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ficam a critério de cada órgão estadual. Nas lojas virtuais, o aplicativo é gratuito e vem com a assinatura do Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados.

Ainda segundo o Denatran, o aplicativo precisará de internet para funcionar apenas no primeiro acesso. Nos demais, ele poderá ser usado off-line.

interna 1-1470332410

Passo a passo

Confira abaixo o passo a passo para adquirir a sua CNH digital:

  • Primeiro é preciso ter a CNH impressa, com QR Code;
  • Será preciso, então, se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran quando a CNH digital estiver disponível;
  • Após isso, o motorista precisará ir até o Detran onde a CNH impressa foi emitida para confirmar seus dados (há também a opção de pagar por um certificado digital e fazer tudo online);
  • Agora, o motorista pode baixar o aplicativo gratuito da CNH digital nas lojas oficiais;
  • Por fim, é preciso acessar o app com um código de confirmação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, criar uma senha de quatro dígitos e acessar o documento.

Leia mais

75% de acidentes com morte em Holambra ocorrem em vias municipais

Número de autuações sobe 31% em rodovia de Holambra

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.