12/09/2016

Moradores reclamam de esgoto estourado no Centro de Holambra

Sujeira que sai do esgoto deságua em córrego localizado a poucos metros.

Leonardo Saimon

14285668_627848674043041_1274476112_o-1473431752

Quem vê a rua sem saída não imagina o problema que começa depois da cerca. Escondido entre o matagal, um esgoto estourado na Rua Jan Gert Heymeier, Centro de Holambra, tem dado dor de cabeça aos moradores que residem nas proximidades do local. “Já avisei várias vezes a Águas de Holambra. Eles mexeram duas vezes e não conseguiram deixar arrumado”, lamenta o holambrense, Aristeu Lenhard. O problema não para por aí. A alguns metros, outra situação: uma vala se formou caminho a dentro antes de chegar no pequeno córrego onde é despejado a água que sai do esgoto. O mal cheiro no local é quase insuportável, situação difícil para quem mora nas proximidades.

Esta situação acarreta uma série de problemas para os moradores e pode afetar o desempenho do município. É o que afirma o biólogo João Luiz Pimenta, especializado em Bioecologia e Gestão Ambiental. “O esgoto doméstico pode carregar bactérias, vírus, protozoários, associados a doenças humanas de grande importância médica e sócio-geopolítico-ambientais, como leptospirose, amebíase, giardíase e meningite. Temos que pensar, também, que cursos d’água contaminados inviabilizam o turismo, o lazer e a irrigação de culturas alimentares”, ressalta o biólogo.

A equipe do Portal Holambrense foi até o local na tarde da última sexta-feira (09) e constatou a situação precária do estrutura. Vale lembrar que o sistema de esgotamento sanitário de Holambra é formado por redes coletoras, interceptores, emissários de recalque e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Seguindo os padrões do modelo de Separador Absoluto, o sistema mantém canais de captação diferentes para águas pluviais e esgoto residencial.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que os moradores da Rua Jan Gert Heymeier enfrentam dificuldades com problemas naquele perímetro. Uma semana depois que a concessionária Águas de Holambra havia aparentemente consertado o esgoto, os vizinhos alegavam, na ocasião, que o terreno em frente às casas nunca foi limpo e a comunidade precisava pagar para que houvesse manutenção. Além disso, o Holambrense também flagrou problemas de sinalização por conta de placas deterioradas ou em pontos de difícil visualização.

vala-1-1473443182

corrego-1473443204

Córrego onde deságua sujeira que sai do esgoto.

A assessoria da Águas de Holambra se manifestou sobre o assunto e disse que uma equipe de manutenção realizou na última sexta-feira (09), a desobstrução na localidade. “O extravasamento de esgoto está relacionado diretamente ao descarte irregular na rede, que inclui papel higiênico, fios de cabelos e óleo de cozinha, tecido, entre outros”, esclarece a empresa. A concessionária também explica que o trabalho desenvolvido por eles envolve a desobstrução e a limpeza do local e, ainda, reforça a importância do descarte correto na rede de esgoto que deve receber apenas água e dejetos de esgoto, propriamente.

Serviço

A Águas de Holambra informou que em situações como esta, os holambrenses podem solicitar os serviços de água e esgoto pelos telefones 0800 595 3333 (para números fixos) e 3512- 3411 (para celulares e outros municípios).


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.