30/08/2020

Moradores reclamam de aglomerações em Holambra

Quantidade de turistas tem preocupado quem mora na cidade

Mariana Avanzzi

Moradores de Holambra reclamaram das aglomerações deste domingo (30) na cidade. Um evento de carros e as flexibilizações do Plano São Paulo trouxeram turistas para a Cidade das Flores. O fato incomodou os holambrenses que temem a propagação mais rápida do novo coronavírus.

No encontro de carros, mais de 50 veículos ficaram estacionados em frente ao Moinho de Holambra, gerando aglomerações.  Vídeos e fotos da quantidade de pessoas que passaram pela cidade circularam a internet e dividiu opiniões.

Para a moradora Vanessa Alves dos Santos, o evento foi uma irresponsabilidade. “Parece que nada está acontecendo para essas pessoas agirem com tanta irresponsabilidade”, classifica. “A pandemia não acabou e uma prova disso é que nosso maior evento [Expoflora] foi cancelado e claro que tudo isso nos prejudica financeiramente, mas a saúde vem em primeiro lugar”, declara.

Outro morador, que prefere ter a identidade preservada, não viu problemas com a aglomeração. “Eu sei que estamos em uma pandemia, mas precisamos olhar todos os lados. Eu não vi problemas dessas visitas, pois todos estão de máscaras e fazendo o que está sendo recomendado pelas autoridades”, enfatiza.

Evento oficial

A possível autorização do Departamento de Turismo de Holambra para a realização do evento de carros foi desmentida pela responsável pela área em Holambra, Alessandra Caratti. “Temos feito forte campanha voltada à conscientização de turistas quanto à importância de deixar as visitas a Holambra para uma ocasião mais apropriada. Em nenhum momento, todavia, desde o início da quarentena, impedimos o direito constitucional de ir e vir das pessoas”, relata.

Para a diretora, a abordagem educativa está acontecendo, mas nada pode restringir o direito de turistas transitarem pelos pontos turísticos de Holambra. “Sabemos que o fim de agosto e setembro será um período de maior procura pela cidade em função da primavera, ainda que sem a realização da Expoflora. E será necessário reforçar esse trabalho. O ingresso de pessoas à cidade, assim como a entrada de holambrenses a outras cidades da região, é liberado”, destaca.

Fase Amarela

A fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de retomada econômica prevê uma série de medidas protocolares para o funcionamento de comércios, bares e restaurantes. Holambra entrou na quarta semana seguida nesta fase.

Essa é a quarta semana do município nesta terceira etapa do Plano São Paulo. Caso consiga manter o índice na próxima avaliação, Holambra pode ampliar a retomada de atividades, inclusive a educação. A cidade contabiliza 277 casos de coronavírus e duas mortes pela doença.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.