10/09/2020

Moradores de Holambra pedem reabertura de PSF das Palmeiras fechado após reforma

Segundo prefeitura, reabertura da unidade se dará tão logo seja feita a entrega de novos equipamentos pela Secretaria de Estado da Saúde

Da redação

Moradores do bairro das Palmeiras em Holambra estão sem atendimento no PSF da comunidade há cerca de um ano e meio. Fechada para reforma de duas salas, ela não reabriu, mesmo com as obras já concluídas.

A denúncia foi feita pelo vereador Aparecido Lopes da Silva Lima (PTB), usando o espaço de tribuna livre da Câmara Municipal de Holambra. Ele ainda questionou o valor de R$ 350 mil utilizados na reforma.

Embasando a denúncia, o vereador leu um pedido de ajuda de uma moradora que teve seu nome resguardado. “Gostaria de saber quando o PSF do bairro Palmerinha vai voltar a atender aqui no bairro. Pois já faz tempo e já até passou o prazo e nada ainda. Para nós moradores da Palmeiras deslocar para ir em outro bairro é complicado, enquanto a obra já acabou e está ali parada”, alerta.

O Outro lado
A Prefeitura de Holambra informou que a reforma da unidade de saúde da região do Palmeiras está sendo realizada com recursos financiados pelo Governo do Estado por meio do Programa Saúde em Ação – o mesmo que viabilizou a construção do posto de atendimento Santa Margarida, no bairro Jardim das Tulipas, inaugurado em 2018.

O valor do contrato é de R$ 304.798,28 e não diz respeito à reforma de duas salas. O prédio antigo, de mais de 200m², passou por troca de pisos, pintura interna e externa, adaptação dos banheiros, ampliação e remodelação de salas. A ampliação, de 90m², abriga um novo consultório odontológico, salas de expurgo, esterilização, vacina, inalação e consultório e também dois sanitários acessíveis.

Estão em andamento agora trabalhos de infraestrutura externa, como calçamento, realizados pela própria administração municipal. A reabertura da unidade se dará tão logo seja feita a entrega de novos equipamentos pela Secretaria de Estado da Saúde. Ela irá disponibilizar consultas com médicos generalista, pediatra, ginecologista, dentista, além de serviços de enfermagem, de agentes de saúde e farmácia.

É fundamental ressaltar, todavia, que durante o período em que o posto de saúde esteve fechado para reformas e melhorias, todos os moradores da região mantiveram preservado seu acesso a consultas, exames e outros serviços da atenção básica através do posto de atendimento do bairro Imigrantes, construído e entregue também por esta administração em 2016. A estrutura de atendimento da saúde pública em Holambra, é importante lembrar, dobrou em menos de oito anos.

A Prefeitura ressalta que a desinformação e propagação de notícias equivocadas, sobretudo por parte de ocupantes de cargos públicos eletivos, como o vereador, não contribui para o desenvolvimento da cidade, nem para o auxílio à população.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.