18/09/2018

Moradores com sintomas de depressão podem solicitar atendimento em Holambra

Mês de setembro marca campanha nacional contra o suicídio

Da redação 

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.

O ano de 2017 foi um marco nacional nesse quesito com a ocorrência de alguns fatores que colaboraram com a população como um todo a dar mais atenção ao tema e procurar informações. Em 2018, o CVV, uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil, programou diversas atividades em todas as cidades nas quais possui mais de 90 postos de atendimento.

Alguns exemplos são caminhadas, palestras, balões amarelos, pontos turísticos e edifícios públicos iluminados, distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos. Segundo a entidade, dois suicídios ocorrem diariamente no país, uma média de uma morte a cada 45 minutos.

A cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou. Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo um carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.

Holambra

Em Holambra, a prefeitura informa que disponibiliza na rede pública de saúde atendimento psiquiátrico e psicológico gratuitos mediante agendamento. E destaca também que os moradores devem procurar a unidade de saúde mais próxima caso detectem sintomas de doenças mentais como a depressão.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.