12/10/2017

Missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida reúne 700 fiéis em Holambra

Celebração aconteceu na manhã desta quinta-feira

Da redação 

Mais de 700 pessoas participaram nesta quinta-feira (12) das celebrações em honra à Nossa Senhora Aparecida em Holambra. Logo pela manhã, os fiéis saíram da Rua Coberta em procissão até a Igreja Matriz Divino Espírito Santo.

Um andor em formato de barco conduziu a imagem da santa pelas ruas da cidade. Três holambrenses interpretaram os pescadores que encontraram Nossa Senhora da Conceição Aparecida há 300 anos no Rio Paraíba.

A celebração foi ministrada pelo pároco Paulo Henrique Dias.

História

Em 1717, três pescadores decidiram seguir de barco pelo Rio Paraíba em busca de peixes para preparar um banquete em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida. Após navegarem por muito tempo sem sucesso, rezaram para Nossa Senhora. Algum tempo depois, surgiu na rede de pesca a imagem de uma santa sem cabeça, feita de terracota. Ao lançarem novamente a rede, encontraram a cabeça da imagem.

Os pescadores guardaram as duas partes da santa embrulhadas. Assim que jogaram a rede novamente, os peixes vieram em abundância, fazendo com que tivessem que retomar ao porto com rapidez por conta da grande quantidade pescada após encontrarem a imagem.

A imagem foi descoberta na segunda quinzena de outubro, porém, a festa de Nossa Senhora é comemorada no dia 12 de outubro, quando o Papa, em 1980, consagrou a basílica. A importância de Nossa Senhora Aparecida para o Brasil fez com que a santa fosse eleita padroeira nacional. Pela lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, foi decretado que o dia 12 de outubro seria feriado nacional e que o país reconheceria a santa como padroeira.

Sua basílica é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e a quarta mais visitada.

LEIA TAMBÉM:

No Dia da Nossa Senhora Aparecida, moradora de Holambra conta história de devoção

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.