02/03/2020

Mesmo sem suspeitas na cidade, Holambra adota protocolo de ação contra Coronavírus

Foram elaborados protocolos e ações para identificação e atendimento de possíveis registros da doença

Da redação

Mesmo sem casos suspeitos na cidade ou região, integrantes do departamento municipal de Saúde se reuniram na última sexta-feira, 28 de fevereiro, para criar um Plano de Combate ao Coronavírus (COVID-19) no município. Foram elaborados protocolos e ações para identificação e atendimento de possíveis registros da doença.

De acordo com o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, entre as ações estão a criação e distribuição de cartazes informativos com a descrição de medidas preventivas, disponibilização de máscaras cirúrgicas para pacientes que apresentarem sintomas e profissionais de saúde que atuarem na assistência direta. Além disso, caso haja a definição de um caso suspeito, o morador terá atendimento prioritário e será encaminhado a um local isolado para a coleta de exames. A notificação ao Ministério da Saúde deve ser imediata. “São medidas que o Governo Federal nos repassou e que definimos que serão adotadas já a partir desta sexta-feira, mesmo sem casos suspeitos na cidade”, disse.

A enfermeira do departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Fernanda Madi, explica que não há vacina nem tratamento específico contra o Coronavírus e que as medidas de proteção são fundamentais. “Ele é transmitido por meio de gotículas que expelimos ao falar, tossir ou espirrar, assim como gripes e resfriados comuns”, disse. “A lavagem das mãos, de forma correta e cuidadosa, é importantíssima. Devemos evitar aglomerações e não compartilhar objetos de uso pessoal”. Ela reforça ainda que ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e ter uma boa qualidade de sono ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico.

Confira as principais medidas preventivas:

– Higienize as mãos com água e sabão ou com solução alcoólica a 70% (neste caso, friccione as mãos por 20 segundos e aguarde a secagem natural).

– Cubra o nariz e a boca com o cotovelo flexionado ou lenço de papel aos tossir ou espirrar. Em seguida lave as mãos.

– Evite levar as mãos à boca, olhos e nariz.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, copos e toalhas.

– Evite tocar em objetos como maçanetas, chaves, canetas e interruptores de luz. Em caso de necessidade, lavar as mãos em seguida.

– Evite aglomerações e locais fechados.

– Manter alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e ter boa qualidade de sono.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.